Colocações sobre o debate oitentista de José de Souza Martins

Authors

  • Bruno Costa da Fonseca Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179639200

Keywords:

José de Souza Martins, questão agrária, reforma agrária.

Abstract

Este trabalho tem por intento apresentar parte da discussão teórica de um dos autores mais reverenciados dentro da sociologia rural brasileira: José de Souza Martins. Sua produção teórica abarca uma diversidade muita ampla de temas, contudo, neste artigo, procurou-se evidenciar temas inerentes a questão agrária nos idos da década de 80. Através da revisão de literatura de suas principais obras, percebe-se um embate travado contra a esquerda leninista da época e, com efeito, contra a forma de se pensar a reforma agrária a partir das cidades. O papel da mediação social foi tema recorrente nas publicações de Martins, mas pensado na perspectiva da ação política da Igreja que deveria “dar voz aos excluídos” do campo e não apenas falar por eles. Martins, que tinha na ideia de “terra de trabalho” seu principal referencial argumentativo para a reforma agrária, chega ao final da década, na Nova República, desesperançoso com os pactos políticos ainda mantidos da época da Ditadura Militar.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bruno Costa da Fonseca, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e graduação em Bacharelado em Cooperativismo pela mesma instituição. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Atua como pesquisador do Grupo de Pesquisa em Conflitos Ambientais, Agricultura e Sociedade (PACAB/UFV) e do grupo de pesquisa Pensamento social e cultura política (UFRRJ). Ademais, atuou como coordenador administrativo da ONG Nacab, como pesquisador do Observatório Mineiro de Cooperativismo, como tutor do curso de especialização em Administração Pública (UFV), como pesquisador do convênio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/UFV e como pesquisador do Grupo de Estudos Rurais - Agriculturas e Ruralidades (GERAR/UFV). Desenvolve pesquisas na área de organizações coletivas com ênfase em Economia Solidária, cooperativismo/Associativismo e Movimentos Sociais.

References

CNBB. Igreja e Problemas da Terra. Documento aprovado pela 18º Assembléia da CNBB, Itaici, 14 fev. 1981.

MARTINS, J. S. A chegada do estranho. São Paulo: Editora Hucitec, 1993.

MARTINS, J. S. A militarização da questão agrária no Brasil: terra e poder, o problema da terra na crise política. Petrópolis: Vozes, 1984.

MARTINS, J. S. A Reforma agrária e os limites da Democracia na Nova República. São Paulo: Hucitec, 1986.

MARTINS, J. S. Expropriação e violência: a questão política no campo. São Paulo: Hucitec, 1980.

MARTINS, J. S. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Hucitec, 1997.

MARTINS, J. S. O cativeiro da terra. São Paulo: Hucitec, 1979.

MARTINS, J. S. Os camponeses e a política: as lutas sociais no campo e seu lugar no processo histórico. Petrópolis: Vozes, 1981.

NETO, A. J. M. A Igreja Católica e os movimentos sociais do campo: a teologia da libertação e o movimento dos trabalhadores rurais sem terra. Caderno CRH, Salvador, v. 20, n. 50, p. 331-342, 2007.

SANTOS, R. Camponeses e democratização no segundo debate agrarista. In: SILVA, Francisco Carlos da; SANTOS, Raimundo; COSTA, Luiz Flávio de Carvalho. Mundo rural e política. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1998.

SANTOS, Raimundo. O agrarismo de José de Souza Martins. Estudos sociedade e agricultura, v. 23, n. 1, p. 214-231, 2015.

SOUZA, R. S. Agricultura e questão agrária nos anos 90. Extensão Rural, Santa Maria, n. 4, p. 54-76, 1997.

Published

2019-12-30

How to Cite

Fonseca, B. C. da. (2019). Colocações sobre o debate oitentista de José de Souza Martins. Extensão Rural, 26(4), 7–22. https://doi.org/10.5902/2318179639200