Experiência discente no projeto de extensão “Pilates para a qualidade de vida de professores de educação infantil”

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2447115190156

Mots-clés :

Pilates, LER/DORT, Professores de educação infantil, Qualidade de vida, Prevenção

Résumé

Este relato descreve os desafios e habilidades desenvolvidas por acadêmicas de fisioterapia na implementação de um projeto de extensão com Pilates solo para professores de educação infantil, visando prevenir lesões osteomioarticulares e melhorar a qualidade de vida. Realizado em duas escolas de Moju-PA, contou com encontros semanais durante dois meses. As dificuldades enfrentadas envolveram o planejamento, com a busca por questionários válidos e elaboração de um protocolo adaptado, e a fase prática que exigiu atenção às dinâmicas do grupo e às dificuldades individuais. Os professores relataram redução de dores e melhora no bem-estar, demonstrando a eficácia do Pilates na promoção da saúde escolar. A experiência permitiu às acadêmicas desenvolverem habilidades profissionais, interpessoais e de pesquisa, integrando teoria e prática. Entretanto, conciliar demandas acadêmicas e a execução do projeto impactou temporariamente a saúde física e mental dos discentes.

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Bibliographies de l'auteur-e

Ester Nogueira Cavalcante, Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia

Graduanda em Fisioterapia pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia

Adrya Vitória Moraes da Silva Martins, Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia

Graduanda de Fisioterapia pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia

Victória Brioso Tavares, Universidade Federal do Pará

Graduada em Fisioterapia e mestra em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente faz parte da equipe de relações institucionais do Programa Telessaúde da Universidade e também do corpo docente do curso de fisioterapia na Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia.

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Publié-e

2025-11-03

Comment citer

Cavalcante, E. N., Martins, A. V. M. da S. ., & Tavares, . V. B. (2025). Experiência discente no projeto de extensão “Pilates para a qualidade de vida de professores de educação infantil”. Experiência. Revista Científica De Extensão, 11, e90156. https://doi.org/10.5902/2447115190156

Numéro

Rubrique

Relatos de experiência