Experiência discente no projeto de extensão “Pilates para a qualidade de vida de professores de educação infantil”
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115190156Schlagworte:
Pilates, LER/DORT, Professores de educação infantil, Qualidade de vida, PrevençãoAbstract
Este relato descreve os desafios e habilidades desenvolvidas por acadêmicas de fisioterapia na implementação de um projeto de extensão com Pilates solo para professores de educação infantil, visando prevenir lesões osteomioarticulares e melhorar a qualidade de vida. Realizado em duas escolas de Moju-PA, contou com encontros semanais durante dois meses. As dificuldades enfrentadas envolveram o planejamento, com a busca por questionários válidos e elaboração de um protocolo adaptado, e a fase prática que exigiu atenção às dinâmicas do grupo e às dificuldades individuais. Os professores relataram redução de dores e melhora no bem-estar, demonstrando a eficácia do Pilates na promoção da saúde escolar. A experiência permitiu às acadêmicas desenvolverem habilidades profissionais, interpessoais e de pesquisa, integrando teoria e prática. Entretanto, conciliar demandas acadêmicas e a execução do projeto impactou temporariamente a saúde física e mental dos discentes.
Downloads
Literaturhinweise
BISCARDE, Daniela Gomes dos Santos; PEREIRA-SANTOS, Marcos; SILVA, Lília Bittencourt. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Comunicação, Saúde e Educação, 2014, v. 18, n. 48, p. 177-186. DOI: 10.1590/1807-57622013.0586.
BOSSINI, Elielson Dos Santos; ESTEVES, Tiago Costa; PINHEIRO, Vanessa do Nascimento. Perfil Dos Pacientes Com Doenças Osteomioarticulares Atendidos Em Um Ambulatório De Fisioterapia De Um Serviço Público Do Município De Belém. Revista CPAQV–Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida| Vol., v. 13, n. 1, p. 2, 2021.
BRANDENBURG, Cristine; MARTINS, Aline Barbosa Teixeira. Fisioterapia: história e educação. 2012.
CAMELIER, Aquiles Assunção. Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com DPOC: estudo de base populacional com o SF-12 na cidade de São Paulo. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 1997.
COSTA, Pâmela Dutra Collato; SOUSA, Tatiane Regina; CLAUDINO, Renato. Prática baseada em evidência: um levantamento em profissionais atuantes na área de fisioterapia hospitalar: um estudo transversal. ConScientiae Saúde, v. 18, n. 4, p. 414-428, 2019.
DAS MERCÊS FERREIRA, Kalilia Cristina et al. Método Pilates na funcionalidade do membro superior de mulheres mastectomizadas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 12, p. e9350-e9350, 2021.
LIPOSCKI, Daniela Branco; RIBEIRO, Aline Cristiane Wolff; SCHNEIDER, Rodolfo Herberto. Utilização do Método Pilates: reabilitação e condicionamento físico. Fisioterapia Brasil, v. 17, n. 1, p. 56-58, 2016
MATSUDO, Sandra et al. Questionário internacional de atividade física (IPAQ): estudo de validade e reprodutibilidade no Brasil. Ver. Bras. Ativ. Fís. Saúde, p. 05-18, 2001.
MORAES, Anderson Antunes Da Costa; ALMEIDA, Christian Pacheco de; FERREIRA, Tereza Cristina dos reis. Efeitos Imediatos E Tardios Do Alongamento Nas Dores Musculoesqueléticas, Na Flexibilidade E Na Qualidade De Vida Em Professoras De Um Município Do Interior Da Amazônia. Revista Ciência e Saúde Online, v. 5, n. 2, 2020.
ORFALE, Adriana Garcia. Tradução e validação do Disabilities of the Arm, Shoulder and Hand (DASH) para a língua portuguesa. 2003.
PINHEIRO, Fernanda Amaral; TRÓCCOLI, Bartholomeu Torres; CARVALHO, Cláudio Viveiros de. Validação do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares como medida de morbidade. Revista de Saúde Pública, v. 36, p. 307-312, 2002.
SANTANA, R. R. et al. Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Educação & Realidade, v. 46, 9 jun. 2021.
SANTANA, Regis Rodrigues; SANTANA, Cristina Célia de Almeida Pereira; COSTA NETO, Sebastião Benício da; OLIVEIRA, Ênio Chaves. Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e98702, 2021. DOI: 10.1590/2175-623698702.
SILVA, Vanessa Salgado; MASCARENHAS, Joana Cardoso; SÁ, Aline Mendonça de; SÁ, Cloud Kennedy Couto de. Efeito de um programa de exercícios baseado no método Pilates sobre a postura de crianças: um estudo piloto. Fisioterapia Brasil, v. 16, n. 2, 2015, p. 152-157.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.



