Intervenção com educação e saúde na escola para prevenção da sífilis: relato de experiência

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2447115170247

Mots-clés :

Adolescentes, Educação em saúde, Sífilis

Résumé

Objetivo: relatar ações de educação em saúde desenvolvidas por discentes de enfermagem em uma escola pública. Percurso Metodológico: baseou-se na metodologia da problematização do Arco de Maguerez, concretizada por meio de observações e conversas informais com os alunos, sendo identificada a exposição e vulnerabilidade dos adolescentes em contrair uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Sífilis foi a temática escolhida para as ações, devido sua alta prevalência. Resultados: constatou-se que os alunos tinham muitas dúvidas quanto à transmissão, sintomas e tratamento da doença, e em alguns casos confundiam a sífilis com outras IST´s. Os alunos participaram de forma efetiva das atividades desenvolvidas. Considerações Finais: o trabalho realizado permitiu que os estudantes de Enfermagem pudessem ter um olhar mais atento e realista sobre a sociedade a qual estão inseridos, levando a compreensão de como o ambiente influencia na saúde das pessoas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Kalene Ramos Silva, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica de Enfermagem

Charles Victor Gomes De Souza, Universidade do Estado do Pará

Acadêmico de Enfermagem

Paulo Elias Gotardelo Audebert Delage, Universidade Federal do Pará

Psicólogo (UFJF), doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento

Eliseth Costa de Matos, Universidade Federal do Pará

Doutora em doenças troPicais UFPA-NMT-IEC, departamento de Patologia. Profª Adjunto de microbiologia

Références

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM (ABEn). Dinâmicas de prevenção à Dst/Aids. Revista Adolescer: Compreender, Atuar, Acolher, capítulo 06, Brasília. Disponível em: www.abennacional.org.br/revista/cap6.4.html. Acesso em: 11 Abr. 2019.

BERBEL, N.A.N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

BRASIL, Ministério da Saúde. Boletim epidemiológico de sífilis, Brasília, 16 nov. 2020. Disponível em: Boletim Sífilis 2020 especial.indd (www.gov.br). Acesso em: 12 Mar. 2022.

BRASIL, Ministério da Saúde. Boletim epidemiológico de sífilis, Brasília, 16 nov. 2018. Disponível em: http://www.aids.gov.br/ptbr/pub/2018/boletimepidemiologico-de-sifilis-2018. Acesso em: 08 Abr. 2019.

BRASIL, Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias. 8. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. p.363-376.

FREITAS, F. L. S; BENZAKEN, A. S; PASSOS, M. R. L; COELHO, I. C. B; MIRANDA, A. E. Protocolo Brasileiro para Infecções Sexualmente Transmissíveis 2020: sífilis adquirida. Epidemiologia e Serviços de Saúde [online]. 2021, v. 30, n. e 2020616. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1679-4974202100004.esp1. Acesso em: 08 Mar. 2022.

GUIMARÃES, T. A; ALENCAR, L. C. R; FONSECA, L. M. B; GONÇALVES, M. M. C; SILVA, M. P. Sífilis em gestantes e sífilis congênita no Maranhão. Arquivos de Ciências da Saúde, v. 25, n. 2, p. 24-30, jul. 2018. Disponível em: https://www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/article/view/1023. Acesso em: 12 mar. 2022.

LUPPI, C. G; TAYRA, A; DOMINGUES, C. S. B; GOMES, S. E. C; PINTO, V. M; SILVA, M. A; SILVA, R; J. C; TANCREDI, M. V. Sífilis no estado de São Paulo, Brasil, 2011‒2017. Revista Brasileira de Epidemiologia [online]. v. 23, e200103, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-549720200103. Acesso em: 09 Out. 2020.

MIRANDA, J.C; GONZAGA, G.R; PEREIRA, P.E. Abordagem do tema doenças sexualmente transmissíveis no ensino fundamental regular, a partir de um jogo didático. Revista Acta Biomedica Brasiliensia, v.9, n 1, p. 105-121, Abr. 2018. Disponível em: https://www.actabiomedica.com.br/index.php/acta/article/view/286. Acesso em: 9 Abr. 2019.

SANTOS, S. B. dos. Tecnologia educativa para adolescentes: construção e validação de álbum seriado sobre sífilis adquirida. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 33. https://doi.org/10.5020/18061230.2020.9970

SILVA, A. de S. N; SILVA, B. L. C. N; SILVA J., A. F; SILVA, M. C. F; GUERREIRO, J. F; SOUSA, A. S. C. A. Início da vida sexual em adolescentes escolares: um estudo transversal sobre comportamento sexual de risco em Abaetetuba, Estado do Pará, Brasil. Revista Pan-Amazônica de Saúde, Ananindeua, v. 6, n. 3, p. 27- 34, set. 2015 . Disponível em: scielo.iec.gov.br/pdf/rpas/v6n3/v6n3a04.pdf. Acesso em: 17 mai. 2019.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. 138th session provisional agenda item 9.2. Draft global health sector strategies. Sexually transmitted infections, 2016-2021 [internet]. Geneva: World Health Organization; 2015. Disponível em: http://apps.who.int/gb/ebwha/pdf_files/EB138/B138_31-en.pdf. Acesso em: 17 mai. 2019.

Téléchargements

Publié-e

2023-07-24

Comment citer

Silva, K. R., Gomes De Souza, C. V., Gotardelo Audebert Delage, P. E., & Costa de Matos, E. (2023). Intervenção com educação e saúde na escola para prevenção da sífilis: relato de experiência. Experiência. Revista Científica De Extensão, 9(1), 63–71. https://doi.org/10.5902/2447115170247

Numéro

Rubrique

Relatos de experiência