Intervenção com educação e saúde na escola para prevenção da sífilis: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115170247Palavras-chave:
Adolescentes, Educação em saúde, SífilisResumo
Objetivo: relatar ações de educação em saúde desenvolvidas por discentes de enfermagem em uma escola pública. Percurso Metodológico: baseou-se na metodologia da problematização do Arco de Maguerez, concretizada por meio de observações e conversas informais com os alunos, sendo identificada a exposição e vulnerabilidade dos adolescentes em contrair uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Sífilis foi a temática escolhida para as ações, devido sua alta prevalência. Resultados: constatou-se que os alunos tinham muitas dúvidas quanto à transmissão, sintomas e tratamento da doença, e em alguns casos confundiam a sífilis com outras IST´s. Os alunos participaram de forma efetiva das atividades desenvolvidas. Considerações Finais: o trabalho realizado permitiu que os estudantes de Enfermagem pudessem ter um olhar mais atento e realista sobre a sociedade a qual estão inseridos, levando a compreensão de como o ambiente influencia na saúde das pessoas.
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