Percepções sobre a preceptoria interprofissional no SUS: experiências, desafios e contribuições na aproximação ensino-serviço-comunidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115188703Palavras-chave:
Educação, Educação interprofissional, Trabalho, Atenção primária à saúde, PreceptoriaResumo
Com o objetivo de conhecer as percepções e as experiências dos profissionais vinculados ao Sistema Único de Saúde sobre a preceptoria interprofissional, além de compreender os desafios e as possibilidades de avanços e resolubilidade nos atendimentos em saúde pautando-se na tríade ensino-serviço-comunidade esta pesquisa qualitativa e descritiva foi realizada. Como técnica de coleta de dados utilizou-se o grupo focal, com oito encontros presenciais junto a profissionais de saúde que atuavam como preceptores ao norte do RS entre os meses de agosto/novembro de 2021. Os resultados mostraram as percepções e experiências dos preceptores na perspectiva interprofissional, além dos desafios e contribuições deste processo, especialmente na aproximação ensino-serviço-comunidade, todavia percebeu-se ponderações sobre os itinerários terapêuticos e as fragmentações da atenção à saúde prestada nos serviços. Ao finalizar as ações foi passível de compreensão as especificidades e a importância de cada profissional de saúde, identificando um déficit nas formações fragmentadas e tecnicistas, não compactuando assim com a interprofissionalidade prevista e presente no Sistema Único de Saúde.
Downloads
Referências
BORBA, Ana Paula; SANTOS, Bárbara Mancio; PUGGINA, Ana Cláudia. Barreiras de comunicação nas relações enfermeiro-paciente: revisão integrativa. Saúde UNG, v.11, n°1-2, pg 48-61. 2017. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2848/2205. Acesso em: 18 abr. 2022.
BOTTI SH de O; REGO ST de A. Preceptor: o profissional de saúde-educador do século XXI. Revista Brasileira de Educação Médica. 2024 Apr 15 [cited 2024 Jul 25];48:e030. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/dkXMY4qgHs3tttb9HBM5cvy/#. Acesso em 02 Jun. 2024.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes para organização da rede de atenção à saúde do SUS. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/MatrizesConsolidacao/comum/37250.html. Acesso em: 10 abr. 2022.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Humanização - HumanizaSUS. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/humanizasus. Acesso em: 01 maio 2023.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. 2021. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html. Acesso em: 15 abr. 2022.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resolução nº 573, de 31 de janeiro de 2018. 2022. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/48743098/do1-2018-11-06-resolucao-n-573-de-31-de-janeiro-de-2018-48742847. Acesso em: 25 mar. 2022.
BRINCO, Rachel; FRANÇA, Tania; MAGNAGO, Carinne. PET-Saúde/Interprofissionalidade e o desenvolvimento de mudanças curriculares e práticas colaborativas. Saúde debate, Rio de Janeiro, V. 46, N. Especial 6, P. 55-69, Dez 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/zKMM9pXYDf39GVF5PBfMJPJ/?lang=pt. Acesso em: 04 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042022e606i
FARIA, Lina et al. Integração ensino-serviço-comunidade nos cenários de práticas na formação interdisciplinar em Saúde: uma experiência do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) no sul da Bahia, Brasil. Interface comunicação, saúde e educação. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/5HN6jk6j7TWRTJ3ZRHzptdJ/?lang=pt#. Acesso em: 10 abr. 2022.
FONSÊCA, Redianne Medeiros da. Educação interprofissional em saúde e o desenvolvimento de competências colaborativas na formação em enfermagem e medicina. 2018. 69f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25871. Acesso em: 03 abr. 2022.
FREIRE Filho JR; SILVA CBG; COSTA MV da; FORTER AC. Educação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil. Saúde em Debate. 2019 Aug;43(spe1):86–96. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/8n8Vf9HXr4fZwJ8fHwrVDbg/#. Acesso em 03 Jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042019s107
JACOWSKI, Michele et al. Trabalho em equipe: percepção dos profissionais da estratégia de saúde da família. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, p. 1-9, abr./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/15145. Acesso em: 10 maio 2022.
JUNQUEIRA, Simone Rennó; OLIVER, Fatima Correa. A preceptoria em saúde em diferentes cenários de prática. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/13483. Acesso em: 18 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.13483
Lima MM da S, Silva RMCRA, Pereira ER, Deus VAH de, Paulo VB de, Silva R de CF da. Comunicação academia campo de estágio e as percepções do preceptor da saúde: Um estudo fenomenológico. Revista Pró-UniverSUS. 2024 Abr 30. 15(1):196–200. Disponível em: https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/3778/2345. Acesso em 01 Jun 2024. DOI: https://doi.org/10.21727/rpu.v15i1.3778
MELO EMM da C de. A formação do preceptor multiprofissional: a experiência de um hospital universitário. repositorioufmgbr. 2023 Mar 27 [cited 2024 Jul 25]; Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/54569. Acesso em 01 Jun 2024.
MINAYO, MCS. Técnicas de análise do material qualitativo. MINAYO, MCS O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 1998. contribuições de G. Canguilhem e M. Foucault para as práticas de saúde." Mnemosine 4.2 (2008).
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Vanderley Flor da. Nuvem de palavras e mapa conceitual: estratégias e recursos tecnológicos na prática pedagógica. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 28, n. 1, p. 201-219, Jan./Abr. 2017. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/download/4833/pdf_1. Acesso em: 28 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4833
PEDUZZI, Marina et al. Trabalho em Equipe, Prática e Educação Interprofissional. 2016. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3011330/mod_resource/content/1/Trabalho%20em%20equipe.pdf. Acesso em: 04 abr. 2022.
PEDUZZI, Marina. O SUS é interprofissional. Interface comunicação, saúde e educação. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/7MgQL4JM9dRYFDLYYzQVLHM/?lang=pt. Acesso em: 01 abr. 2022.
Reeves S, Fletcher S, Barr H, Birch I, Boet S, Davies N, McFadyen A, Rivera J, Kitto S. A BEME systematic review of the effects of interprofessional education: BEME Guide No. 39. Med Teach. 2016 Jul;38(7):656-68. doi: 10.3109/0142159X.2016.1173663. Epub 2016 May 5. PMID: 27146438. DOI: https://doi.org/10.3109/0142159X.2016.1173663
RIBEIRO, Aridiane Alves et al. Interprofissionalidade na atenção primária: intencionalidades das equipes versus realidade do processo de trabalho. Esc Anna Nery. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/WwTm89wvMWNB33BZ9BXS8Pq/?lang=pt. Acesso em: 01 maio 2023.
RIOS, David Ramos da Silva; SOUSA, Daniel Andrade Barreto de; CAPUTO, Maria Constantina. Diálogos interprofissionais e interdisciplinares na prática extensionista: o caminho para a inserção do conceito ampliado de saúde na formação acadêmica. Interface comunicação, saúde e educação. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/Y5JFvLzLD3H8sWGLHgc9ZJz/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180080
ROMAN, Cassiela et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clinical and biomedical research. Porto Alegre. Vol. 37, n. 4 (2017), p. 349-357, 2017. DOI: https://doi.org/10.4322/2357-9730.73911
SILVA, Raimunda Magalhães da et al. ESTUDOS QUALITATIVOS: Enfoques Teóricos e Técnicas de Coleta de Informações. Sobral: edições UVA. 2018. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/medicina-pa/pesquisa/producao-cientifica/experiencias-qualitativas-ebook. Acesso em: 10 abr. 2022.
SOUZA, Thiago Santos; MEDINA, Maria Guadalupe. Nasf: fragmentação ou integração do trabalho em saúde na APS?. SAÚDE DEBATE, RIO DE JANEIRO, V. 42, NÚMERO ESPECIAL 2, P. 145-158, OUTUBRO 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/v8KFq8vxqxVtYVQLxWQzBMK/?lang=pt&format=html. Acesso em: 17 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042018s210
SOUZA, Sanay Vitorino de; FERREIRA, Beatriz Jansen. Preceptoria: perspectivas e desafios na Residência Multiprofissional em Saúde. ABCS: Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde. 2019. Disponível em: https://portalnepas.org.br/abcshs/article/view/1074. Acesso em: 06 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.7322/abcshs.v44i1.1074
TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti (org.). Interprofissionalidade e formação na saúde: onde estamos?. Editora rede unida, Série Vivência em Educação na Saúde, 1° ed, Porto Alegre. 2017. Disponível em: http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/serie-vivencias-em-educacao-na-saude/vol-06-interprofissionalidade-e-formacao-na-saude-pdf. Acesso em: 04 abr. 2022.
VIANA, Simone Beatriz Pedrozo; HOSTINS, Regina Célia Linhares. Educação interprofissional e integralidade do cuidado: uma leitura filosófica contemporânea dos conceitos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.38. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/KYdPMSJ8B95xqphgF6CpgSK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469826460
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.



