Intervenção com educação e saúde na escola para prevenção da sífilis: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115170247

Palavras-chave:

Adolescentes, Educação em saúde, Sífilis

Resumo

Objetivo: relatar ações de educação em saúde desenvolvidas por discentes de enfermagem em uma escola pública. Percurso Metodológico: baseou-se na metodologia da problematização do Arco de Maguerez, concretizada por meio de observações e conversas informais com os alunos, sendo identificada a exposição e vulnerabilidade dos adolescentes em contrair uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Sífilis foi a temática escolhida para as ações, devido sua alta prevalência. Resultados: constatou-se que os alunos tinham muitas dúvidas quanto à transmissão, sintomas e tratamento da doença, e em alguns casos confundiam a sífilis com outras IST´s. Os alunos participaram de forma efetiva das atividades desenvolvidas. Considerações Finais: o trabalho realizado permitiu que os estudantes de Enfermagem pudessem ter um olhar mais atento e realista sobre a sociedade a qual estão inseridos, levando a compreensão de como o ambiente influencia na saúde das pessoas.

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Biografia do Autor

Kalene Ramos Silva, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica de Enfermagem

Charles Victor Gomes De Souza, Universidade do Estado do Pará

Acadêmico de Enfermagem

Paulo Elias Gotardelo Audebert Delage, Universidade Federal do Pará

Psicólogo (UFJF), doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento

Eliseth Costa de Matos, Universidade Federal do Pará

Doutora em doenças troPicais UFPA-NMT-IEC, departamento de Patologia. Profª Adjunto de microbiologia

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

Silva, K. R., Gomes De Souza, C. V., Gotardelo Audebert Delage, P. E., & Costa de Matos, E. (2023). Intervenção com educação e saúde na escola para prevenção da sífilis: relato de experiência. Experiência. Revista Científica De Extensão, 9(1), 63–71. https://doi.org/10.5902/2447115170247

Edição

Seção

Relatos de experiência