Autoeficácia parental e Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X86168

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Autoeficácia Parental, Desenvolvimento Infantil

Resumo

A interação entre pais e filhos desempenha papel fundamental no desenvolvimento infantil, e deve ocorrer em ambientes que estimulem o desenvolvimento tanto da criança, como da família. Considerando que essa interação é recíproca e bidirecional, torna-se essencial considerar as particularidades da criança e as características individuais dos pais. Crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) enfrentam desafios comportamentais e de interação social, que podem impactar significativamente a dinâmica entre elas e seus pais. Nesse contexto, a autoeficácia parental surge como um elemento crucial, e representa a crença e confiança que os pais têm em sua própria capacidade de criar, cuidar e educar seus filhos. O objetivo deste estudo é identificar, na literatura, as possíveis relações da autoeficácia parental no desenvolvimento de crianças com TEA. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas fontes de informação Pubmed/Medline, Embase, Cinahl, PsycInfo, Scopus, Web of Science, Eric e Lilacs. A partir do acrônimo PCC (Pessoa, Conceito e Contexto), estipulou-se a pergunta norteadora e os descritores em português, inglês e espanhol. As produções foram criteriosamente selecionadas, considerando critérios de elegibilidade pré-definidos, e por pares duplo-cegos, seguindo o Check List Prisma. Dados de 12 estudos foram analisados e sintetizados em categorias, de modo a promover uma visão abrangente da temática. Tornou-se evidente a relevância de se considerar a autoeficácia parental um elemento importante na interação entre pais e filhos com TEA. Destaca-se a importância de se considerar as peculiaridades do TEA e dos pais, fomentando um ambiente saudável e estimulante ao desenvolvimento da criança.

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Biografia do Autor

Amanda Lima Rubim, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Psicologia pela Universidade CEUMA (2020). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Área de Saúde e Desenvolvimento Psicológico. Especialista em Psicologia do Desenvolvimento Infantil pela Faculdade de São Paulo (2022), Especialista (Bolsista) em Psicologia Jurídica e Inteligência Forense pelo Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses (2022), e Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Deficiência Intelectual pelo Instituto de Pós Graduação IPOG (2022). Membro Pesquisador dos Grupos de Pesquisas da Universidade Ceuma: a) Neuropsicologia; b) Avaliação e Intervenção no Laboratório de Avaliação, Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro Autista (LAPITEA). Experiência com intervenções da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) destinadas a crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico. Desenvolve trabalhos relacionados às áreas de Psicologia do Desenvolvimento, Transtornos do Neurodesenvolvimento, com ênfase em Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente atua com crianças com desenvolvimento atípico e suas famílias, realizando treinamento de Habilidades Sociais, supervisão de assistência terapêutica baseada em ABA e treinamento parental via Behavioral Skills Training (BST).

Aline Mendes, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e título de especialista em PsicologiaEscolar/Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia. Atualmente, é servidora pública da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e psicóloga do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Luiza Michel Coty Tabajara Leite de Barros Cartaxo de Arruda, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Psicologia em andamento pela UFSC(Linha de pesquisa: Avaliação em saúde, desenvolvimento e processos psicológicos básicos). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Unichristus em 2022. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2010). Participou do Projeto de extensão Suporte Psicológico nas Mediações de Conflitos desenvolvido de forma interdisciplinar com o curso de psicologia e direito da Unichristus em 2018. Fez parte da implantação do serviço de psicologia no Hospital Fernandes Távora em Fortaleza em 2019. Participou do projeto de extensão Internação Psiquiátrica: Espaço de Observação, Diálogo e Intervenções Psicoterapêuticas em 2019 no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinho em Fortaleza. Foi monitora da disciplina de Psicopatologia II e participou de forma voluntária da iniciação científica Concepções de Famílias para Crianças Cearenses sob a Perspectiva da Análise do Comportamento. Foi monitora da disciplina de práticas de pesquisa em 2020.2 e 2021.1 e membro do GEPAC (Grupo de Estudos em Análise do Coportamento). Atualmente membro do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar (LANCE/UFSC) e do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Neurodesenvolvimento Humano (LINHA).

Chrissie Ferreira de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem doutorado e mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia e pós doutorado pela Universidade de Harvard. É coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar - Lance, e seus temas de investigação são Desenvolvimento Infantil e Juvenil, Neuropsicologia, Programas de Intervenção na Infância, Funções Executivas, Cognição Social e Neurotoxicologia.

Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo, doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP/SP) e pós-doutorado na Dalhousie University em Halifax (Canadá) e no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI/UFSC). Pesquisador 1-B do CNPq.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Rubim, A. L., Mendes, A., Arruda, L. M. C. T. L. de B. C. de, Carvalho, C. F. de, & Vieira, M. L. (2024). Autoeficácia parental e Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativa. Revista Educação Especial, 37(1), e32/1–28. https://doi.org/10.5902/1984686X86168

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico