Fundamentalismo e deficiência: a obstinação moderna pela igualdade
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X71470Palavras-chave:
Normalidade, Desigualdades, InclusãoResumo
A igualdade é um ideal perseguido pela Modernidade; porém quanto mais a defendemos, parece que mais nos afastamos dela. Aqui, assume-se o pressuposto de que tal afastamento conecta-se com uma crescente adesão a variados “tipos” de fundamentalismos. Para compreender as conexões entre o ideal da igualdade e os fundamentalismos contemporâneos, aborda-se a relação entre os discursos pela igualdade e a deficiência, com foco nos mecanismos de positivação das desigualdades, circulando nas escolas de educação básica. Entende-se por positivação das desigualdades as práticas que marcam a presença da pessoa com deficiência e somam (de)méritos àqueles que com ela convive. As estatísticas das matrículas — da inclusão de pessoas com deficiência nas escolas de Educação Básica — e as narrativas docentes sobre práticas pedagógicas permitem concluir que discursos fundamentalistas sustentam a positivação das desigualdades e estigmatizam as pessoas com deficiência.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: 34, 2010.
BARBOSA, Rogério; FERREIRA DE SOUZA, Pedro; SOARES, Serguei. Desigualdade de renda no Brasil de 2012 a 2019. Blog DADOS, 2020 [published 16 July 2020]. Disponível em: http://dados.iesp.uerj.br/desigualdade-brasil/ Acesso em: 10 jul. 2022.
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Filosófica Politéia, 2019.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
DUBET, François. As desigualdades multiplicadas. Revista Brasileira de Educação. N.17, Maio a agosto, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000200002
DUBET, François. O tempo das paixões tristes. São Paulo: Vestígio, 2020.
ECO, Humberto. Fascismo eterno. Record: Rio de Janeiro/São Paulo, 2021.
FOUCAULT. Michel. Eu sou um pirotécnico. In: POL-DROIT, R. Michel Foucault: entrevistas. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
FOUCAULT. Michel. Segurança, Território e população. São Paulo: Martins Fontes: 2008.
FOUCAULT. Michel. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
GIDDENS, Anthony. As consequências da Modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.
JAEGER, Werner. Cristianismo primitivo y Paideia griega. México: Fondo de Cultura Económica, 1965.
LOPES, Maura Corcini. ENZWEILER, Deise Andreia. Tendências discursivas sobre aprendizagem no campo pedagógico contemporâneo brasileiro. Arquivos analíticos de Políticas Educativas, vol 29, n 20, 2021. Disponível em: https://doi.org/10,14507/epaa.29.5624
LOPES, Maura Corcini. VEIGA-NETO, Alfredo. Governamentalidade, democracia crítica e educação. COLLET, Jordi. GRINBERG, Silvia (eds). Hacia uma escuela para lo común: debates, luchas y propuestas. Madrid: Morata, 2022. p. 73-90.
PINKER, Steven. O novo Iluminismo: em defesa da razão, da ciência e do humanismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
RORTY, Richard. A Filosofia e o espelho da Natureza. Lisboa: D. Quixote, 1988.
SCHWAB, Klaus. Quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016.
SILVA, Tatiana Dias. SILVA, Sandro Pereira. Trabalho, População Negra e Pandemia: notas sobre os primeiros resultados da PNAD Covid-19. 2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/ Acesso em: 12 ago. 2022.
UNICEF. Impactos primários e secundários da COVID-19. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/impactos-primarios-e-secundarios-da-covid-19-em-criancas-e-adolescentes-terceira-rodada Acesso em: 14 ago.2022.
VEIGA-NETO, Alfredo. Algumas raízes da Pedagogia moderna. In: ZORZO, Cacilda; SILVA, Lauraci D. & POLENZ, Tamara (org.). Pedagogia em conexão. Canoas: Editora da ULBRA, 2004. p. 65-83.
VEIGA-NETO, Alfredo. LOPES, Maura Corcini. Para pensar de outros modos a modernidade pedagógica. ETD Educação Temática Digital. Campinas, v.12, n.1. p.147-166. Jul/dez, 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/846/pdf_38 Acesso em: 5 jun. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).