Desenvolvimento de Audiogames acessíveis às pessoas com deficiência visual: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X68807

Palavras-chave:

Jogos Digitais, Audiogames, Tecnologia Assistiva, Pessoas com Deficiência Visual.

Resumo

Frente aos avanços na área dos jogos digitais, os audiogames, conhecidos por utilizarem o áudio como principal interface com o jogador, têm ganhado notoriedade não só por pessoas com deficiência visual, mas também pelo público em geral. Este nicho de mercado tem-se mostrado promissor diante ao cenário atual de desenvolvimento de jogos digitais tradicionais. Deste modo, este trabalho buscou analisar com maior profundidade, por meio de uma revisão sistemática da literatura, técnicas, modelos, métodos e/ou diretrizes que contribuíssem no processo de design e desenvolvimento de jogos digitais às pessoas com deficiência visual. Com base no método adaptado da Design Science Research e o PRISMA, esta revisão sistemática elegeu a partir de 4 bases de dados, um portfólio de 12 artigos em língua inglesa diretamente relacionados ao tema. Os relatos levantados demonstraram a concentração de estudos por grupos de pesquisa, com foco na área de jogos digitais acessíveis, especificamente o tipo abordado por essa revisão: “audiogames”. Por fim, esta revisão permitiu, além das contribuições para o referencial teórico deste trabalho, a compilação de 8 considerações de design e desenvolvimento com recorrência entre os autores investigados, um levantamento de técnicas de navegação e modelos de mecânicas utilizados em jogos digitais acessíveis.

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Biografia do Autor

Jason Scalco Scalco Piloti, Federal University of Rio Grande do Sul

Graduado em Tecnologias Digitais pela Universidade de Caxias do Sul (2015), especialista em Jogos Digitais pela Faculdade Unyleya do Rio de Janeiro (2017) e mestrando em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Régio Pierre da Silva, Federal University of Rio Grande do Sul

Professor Titular do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design (PGDESIGN) da UFRGS. Tem Doutorado em Engenharia de Produção na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2005. Tem Mestrado em Engenharia de Produção na área de Transportes pela UFSC em 1991. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1987. Tem experiência na área de Mídia e Conhecimento com ênfase em Design Instrucional e Design de Interação, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria descritiva, aprendizagem significativa, mapas conceituais, projeto de produto, desenvolvimento virtual de produtos, tecnologia assistiva e metodologia de pesquisa. Professor dos Cursos de Graduação em Design de Produto e Design Visual da UFRGS, onde atuou nas disciplinas de: Design Instrucional, Projeto de Produto III, Projeto de Produto II e Projeto de Produto I. Além dessas, lecionou disciplinas de Geometria Descritiva para o curso de Arquitetura e Urbanismo e para diversas graduações em engenharia da UFRGS.

Tânia Luisa Koltermann da Silva, Federal University of Rio Grande do Sul

Professora Titular do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design (PGDESIGN) da UFRGS. Foi Diretora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS(Dez/2015 - Dez/2019). Tem Doutorado em Engenharia de Produção na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) em 2005. Tem Mestrado em Engenharia de Produção na área de Mídia e Conhecimento pela UFSC em 1999. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1985. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, Design Instrucional , Produção de Materiais Educacionais Adaptativos, Estilos de Aprendizagem e Projeto de Produto. Atuando principalmente nos seguintes temas: geometria descritiva, objetos de aprendizagem, aprendizagem, ensino, hipermídia adaptativa, projeto de produto, tecnologia assistiva e metodologia de pesquisa. Professora dos Cursos de Graduação em Design de Produto e Design Visual da UFRGS, onde leciona(ou) as seguintes disciplinas: Desenho Geométrico para Designers, Projeto de Produto I, Projeto de Produto II e Projeto de Produto III. Além destas, leciona(ou) a disciplina de Geometria Descritiva para diversos cursos de engenharia desta universidade.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Piloti, J. S. S., Silva, R. P. da, & Silva, T. L. K. da. (2023). Desenvolvimento de Audiogames acessíveis às pessoas com deficiência visual: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação Especial, 36(1), e33/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X68807