Desarrollo de Audiogames accesibles para las personas ciegas: una revisión sistemática de la literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X68807

Palabras clave:

Juegos digitales, Personas con discapacidad visual, Tecnología de asistencia, Audiogames

Resumen

A partir de los avances en el área de los juegos digitales, es posible ver la visibilidad que los audiojuegos han ido ganando no solo por parte de las personas ciegas, sino también por parte del público en general. Esta área de negocio se ha mostrado prometedora en comparación con el modo tradicional de desarrollo de juegos digitales. Así, este trabajo buscó analizar con mayor profundidad, a través de una revisión sistemática de la literatura, técnicas, modelos, métodos y / o pautas que contribuyen al proceso de diseño y desarrollo de juegos digitales para ciegos. Con base en el método adaptado de Design Science Research y PRISMA, esta revisión sistemática eligió entre 4 bases de datos, un portafolio de 12 artículos directamente relacionados con el tema. Los informes planteados demuestran la concentración de estudios académicos centrados en el área de los juegos digitales accesibles, en concreto, el foco de esta revisión: los “audiojuegos”. Finalmente, esta revisión permitió, además de la bibliografía de este trabajo, la recopilación de 8 consideraciones de diseño y desarrollo recurrentes entre los autores investigados, un relevamiento de las técnicas de navegación y modelos mecánicos utilizados en el desarrollo de juegos digitales accesibles.

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Biografía del autor/a

Jason Scalco Scalco Piloti, Universidad Federal de Río Grande del Sur

Graduado em Tecnologias Digitais pela Universidade de Caxias do Sul (2015), especialista em Jogos Digitais pela Faculdade Unyleya do Rio de Janeiro (2017) e mestrando em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Régio Pierre da Silva, Universidad Federal de Río Grande del Sur

Professor Titular do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design (PGDESIGN) da UFRGS. Tem Doutorado em Engenharia de Produção na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2005. Tem Mestrado em Engenharia de Produção na área de Transportes pela UFSC em 1991. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1987. Tem experiência na área de Mídia e Conhecimento com ênfase em Design Instrucional e Design de Interação, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria descritiva, aprendizagem significativa, mapas conceituais, projeto de produto, desenvolvimento virtual de produtos, tecnologia assistiva e metodologia de pesquisa. Professor dos Cursos de Graduação em Design de Produto e Design Visual da UFRGS, onde atuou nas disciplinas de: Design Instrucional, Projeto de Produto III, Projeto de Produto II e Projeto de Produto I. Além dessas, lecionou disciplinas de Geometria Descritiva para o curso de Arquitetura e Urbanismo e para diversas graduações em engenharia da UFRGS.

Tânia Luisa Koltermann da Silva, Federal University of Rio Grande do Sul

Professora Titular do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design (PGDESIGN) da UFRGS. Foi Diretora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS(Dez/2015 - Dez/2019). Tem Doutorado em Engenharia de Produção na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) em 2005. Tem Mestrado em Engenharia de Produção na área de Mídia e Conhecimento pela UFSC em 1999. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1985. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, Design Instrucional , Produção de Materiais Educacionais Adaptativos, Estilos de Aprendizagem e Projeto de Produto. Atuando principalmente nos seguintes temas: geometria descritiva, objetos de aprendizagem, aprendizagem, ensino, hipermídia adaptativa, projeto de produto, tecnologia assistiva e metodologia de pesquisa. Professora dos Cursos de Graduação em Design de Produto e Design Visual da UFRGS, onde leciona(ou) as seguintes disciplinas: Desenho Geométrico para Designers, Projeto de Produto I, Projeto de Produto II e Projeto de Produto III. Além destas, leciona(ou) a disciplina de Geometria Descritiva para diversos cursos de engenharia desta universidade.

Citas

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Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Piloti, J. S. S., Silva, R. P. da, & Silva, T. L. K. da. (2023). Desarrollo de Audiogames accesibles para las personas ciegas: una revisión sistemática de la literatura. Revista De Educación Especial, 36(1), e33/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X68807