<b>Inclusão de alunos com deficiência nos colégios de aplicação: a perspectiva de seus diretores</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X2117Palavras-chave:
Special Education, School Inclusion, Schools Application.Resumo
Este estudo tem como tema central a matrícula de alunos com deficiência nos Colégios de Aplicação das Instituições Federais de Ensino Superior (CAP/IFES). Seu objetivo geral é analisar a situação vivenciada pelos alunos com deficiência nos CAP/IFES, na perspectiva dos seus diretores, diante das políticas nacionais de Educação Especial. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de campo de caráter analítico-crítico e está delimitada a quinze CAP/IFES. A população do estudo foi composta pelos diretores dos CAP/IFES que exerciam esta função no primeiro semestre de 2008. Foram encaminhados questionários (semiestruturados) para todos os diretores dos colégios supramencionados, dos quais, dez (66,7%) foram efetivamente respondidos. Para análise dos questionários, verificou-se o percentual e o conteúdo das respostas apresentadas pelos diretores. Os dados obtidos apontam com exatidão o número de alunos com deficiência matriculados nos CAP/IFES e a realidade situacional desses alunos, segundo a visão dos diretores dessas instituições. Os diretores também relataram suas concepções de inclusão escolar e as principais dificuldades vivenciadas pelas instituições que dirigem diante do desafio apresentado pelas políticas nacionais de Educação Especial. Dentre essas dificuldades destaca-se a falta de formação dos educadores, o que compromete a compreensão e a análise crítica do ideário inclusivista, dificultando a superação de práticas retrógradas (explícitas ou implícitas) que aumentam a exclusão educacional e social dos alunos com deficiência e das novas gerações.Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão Escolar. Colégios de Aplicação.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).