Bem-estar psicológico em estudantes universitários mexicanos: prevenção e atendimento especializado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67125

Palavras-chave:

Bem-estar psicológico, Atendimento, Saúde Mental, Prevenção.

Resumo

O bem-estar psicológico do estudante universitário é importante para o seu desenvolvimento como estudante e futuro profissional. Se for baseado no bem-estar psicológico positivo, terá resultados favoráveis ​​em todos os contextos a partir dos quais se desenvolve. O objetivo desta pesquisa foi analisar o bem-estar psicológico em estudantes universitários dos cursos de Educação Normal Especial e Pré-Escolar, foi um estudo descritivo e utilizou-se um delineamento experimental, aplicando-se a escala de Bem-estar Psicológico de Ryff com 6 dimensões. Participaram da pesquisa 151 universitários de ambas as licenciaturas, com idades entre 18 e 22 anos. que estavam no segundo, quarto, sexto e oitavo semestres. Os resultados indicam que na dimensão autoaceitação está em um nível baixo com 62% e 27% em um nível alto. O crescimento pessoal a um nível médio com 45%, a um nível alto com 14%. É importante desenvolver programas de intervenção que promovam o atendimento educacional especializado para o bem-estar psicológico dos estudantes universitários. Além disso, a intervenção ao nível da prevenção em benefício de todos os membros da instituição é urgente e necessária. Em conclusão, os níveis médio e baixo alcançaram a pontuação mais alta obtida nos estudantes universitários, se o contexto em que está localizado em Normal Tejupilco, no México, for levado em consideração com as circunstâncias que enfrentam no dia a dia.

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Biografia do Autor

Leticia Carreño Saucedo, Universidade Autónoma del Estado de México, Tejupilco

Profesora doctora de la Universidade Autónoma del Estado de México, Tejupilco, México.

Salvador Bobadilla Beltràn, Universidade Autónoma del Estado de México, Tejupilco

Profesor doctor de la Universidade Autónoma del Estado de México, Tejupilco, México.

Daniel Cardoso Jimenez, Universidade Autónoma del Estado de México, Tejupilco

Profesor doctor de la Universidade Autónoma del Estado de México, Tejupilco, México.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Saucedo, L. C., Beltràn, S. B., & Jimenez, D. C. (2021). Bem-estar psicológico em estudantes universitários mexicanos: prevenção e atendimento especializado . Revista Educação Especial, 34, e59/1–17. https://doi.org/10.5902/1984686X67125

Edição

Seção

Dossiê: Atendimento educacional especializado e práticas pedagógicas inclusivas