Diretrizes de implementação para Sistemas de Gestão da Qualidade em instituições de ensino sob o enfoque da Educação Inclusiva

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X65753

Parole chiave:

Gestão da qualidade em instituições de ensino, NBR ISO 21001, educação inclusiva.

Abstract

Gestão da Qualidade em instituições de ensino, normas ISO (ISO 9001 e ISO 21001), ferramentas da qualidade e Educação Inclusiva (Lei Brasileira de Inclusão), são temas importantes e que nem sempre são pensados em conjunto. Com o objetivo de preparar as instituições de ensino para receber alunos de forma equitativa, e promover condições igualitárias de acesso e permanência na escola, são necessárias ferramentas que deem suporte ao desenvolvimento de novas abordagens gerenciais. Assim, é preciso desenvolver diretrizes para que a Educação Inclusiva nas instituições de ensino seja implementada de forma eficiente e eficaz, e para que essas instituições tenham a possibilidade de assegurar o seu funcionamento e garantir que os alunos (com deficiência ou não) estejam realmente recebendo uma educação de qualidade. Os objetivos deste trabalho envolvem: analisar os processos de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade em organizações educacionais, e propor um modelo com diretrizes que auxilie a sua execução e manutenção, sob o enfoque da Educação Inclusiva. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico para entender a situação da Educação Inclusiva no Brasil e levantar os principais problemas no seu processo de implementação. Como resultado, foi desenvolvido um modelo que contempla importantes elementos que precisam ser trabalhados em conjunto, entre leis e ferramentas da qualidade, e cinco diretrizes de implementação foram descritas. Constatou-se que apesar da existência de normas e leis que auxiliam nessa prática, é necessária uma abordagem diferente para auxiliar nos processos internos e sustentar a Educação Inclusiva nas instituições de ensino.

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Biografie autore

Milene Karolyne de Souza, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, PE

Graduanda na Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, PE, Brasil.

Luciano Pereira da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, PE

Graduando na Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, PE, Brasil.

Renata Maciel de Melo, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, PE

Professora doutora da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, PE, Brasil.

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Pubblicato

2021-10-29

Come citare

Souza, M. K. de, Santos, L. P. da S., & Melo, R. M. de. (2021). Diretrizes de implementação para Sistemas de Gestão da Qualidade em instituições de ensino sob o enfoque da Educação Inclusiva. Revista Educação Especial, 34, e52/1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X65753

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua