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Formação de pedagogos para o contexto inclusivo: um estudo de revisão

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X65513

Parole chiave:

Educação inclusiva, Formação do pedagogo, Deficiência

Abstract

A formação inicial e continuada de professores tem sido tema de discussão em pesquisas que abordam a inclusão escolar. Nesse sentido, apresentamos na fundamentação teórica autores como Adorno, Costa, Crochík, Diniz, Gatti, Michels, Mantoan e Tardif que contribuíram no intuito de compreender a relação entre a formação docente nos anos iniciais e a educação inclusiva. Este trabalho tem por objetivo analisar as pesquisas que abordam a formação do pedagogo, com foco na sua atuação em contextos escolares inclusivos, publicadas na base de dados SciELO Brasil, no período de 2005 a 2020. Com abordagem qualitativa, do tipo revisão bibliográfica, a pesquisa analisou publicações voltadas à temática em questão. A busca identificou nove pesquisas que atendiam aos critérios estabelecidos. Os artigos originaram duas categorias de análise: i) educação inclusiva e a formação docente para os anos iniciais; ii) inclusão: alguns desafios e fatores relacionados à sua implementação. A investigação evidenciou a procura por uma formação que possibilite conhecimentos relacionados à abordagem da deficiência, com aporte em estratégias que favoreçam a prática pedagógica na perspectiva inclusiva. Foi possível identificar que o modelo médico da compreensão da deficiência é predominante nos trabalhos analisados, fazendo-se presente nas propostas curriculares e orientando a prática de muitos professores que tomam por base a deficiência dos estudantes para balizar as atividades propostas com fundamento nas características apresentadas pela deficiência dos alunos. A partir dos resultados, consideramos pouco significativo o número de estudos relacionados à formação do pedagogo na perspectiva inclusiva, especificamente aqueles voltados aos anos iniciais do ensino fundamental. Consideramos a necessidade de novas pesquisas com o intuito de corroborar, refutar e/ou ampliar os dados aqui apresentados.

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Biografie autore

Shirlene Gomes da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA

Mestranda pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA, Brasil.

Viviane Borges Dias, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA

Professora doutora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA, Brasil.

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Pubblicato

2022-03-30

Versioni

Come citare

Oliveira, S. G. da S., & Dias, V. B. (2022). Formação de pedagogos para o contexto inclusivo: um estudo de revisão. Revista Educação Especial, 35, e11/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X65513