<b>Examinar, enquadrar, adaptar o currículo e desenvolver a língua de sinais: estratégias de normalização de alunos surdos down em uma escola de surdos</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X4100Parole chiave:
Deaf, Down Syndrome, Norm, Normalization, Inclusion.Abstract
Partindo do entendimento de que a educação escolar moderna é sempre normalizadora, este trabalho problematiza as estratégias de normalização de sujeitos surdos down em uma escola de surdos. A pesquisa foi realizada por meio da análise de relatórios de avaliação e pareceres clínicos e de entrevistas com professoras que trabalham com os referidos alunos. Como ferramentas analíticas, utilizamos as noções de norma e normalização a partir do pensamento de Michel Foucault. As recorrências encontradas nos materiais possibilitaram a constituição das seguintes unidades de análise: (1) Pareceres clínicos: exame e enquadramento dos sujeitos, (2) Adaptação curricular como estratégia de normalização e (3) Normalização linguística: gerenciamento do risco da não-aprendizagem. Tais recorrências nos permitem supor que, na escola de surdos, ocorrem processos de in/exclusão similares a outros vividos em escolas comuns quando dela passam a fazer parte sujeitos que desviam de uma norma estabelecida.Palavras-chave: Surdo; Síndrome de Down; Norma; Normalização; Inclusão.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).