<b>Examinar, enquadrar, adaptar o currículo e desenvolver a língua de sinais: estratégias de normalização de alunos surdos down em uma escola de surdos</b>

Autori

  • Liège Gemelli Kuchenbecker Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Adriana da Silva Thoma Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X4100

Parole chiave:

Deaf, Down Syndrome, Norm, Normalization, Inclusion.

Abstract

Partindo do entendimento de que a educação escolar moderna é sempre normalizadora, este trabalho problematiza as estratégias de normalização de sujeitos surdos down em uma escola de surdos. A pesquisa foi realizada por meio da análise de relatórios de avaliação e pareceres clínicos e de entrevistas com professoras que trabalham com os referidos alunos. Como ferramentas analíticas, utilizamos as noções de norma e normalização a partir do pensamento de Michel Foucault. As recorrências encontradas nos materiais possibilitaram a constituição das seguintes unidades de análise: (1) Pareceres clínicos: exame e enquadramento dos sujeitos, (2) Adaptação curricular como estratégia de normalização e (3) Normalização linguística: gerenciamento do risco da não-aprendizagem. Tais recorrências nos permitem supor que, na escola de surdos, ocorrem processos de in/exclusão similares a outros vividos em escolas comuns quando dela passam a fazer parte sujeitos que desviam de uma norma estabelecida.

Palavras-chave: Surdo; Síndrome de Down; Norma; Normalização; Inclusão.

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Pubblicato

2011-12-24

Come citare

Kuchenbecker, L. G., & Thoma, A. da S. (2011). <b>Examinar, enquadrar, adaptar o currículo e desenvolver a língua de sinais: estratégias de normalização de alunos surdos down em uma escola de surdos</b>. Revista Educação Especial, 24(41), 347–361. https://doi.org/10.5902/1984686X4100

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua