<b>Sobre a proposta de Educação Inclusiva: notas para ampliar o debate</b>
Resumo
A exclusão de alguns e a inclusão de outros sempre foi uma marca da instituição escolar moderna, mas somente nos últimos anos isto deixa de ser naturalizado, passando a ser problematizado. Como atender a tantas diferenças em um mesmo espaço físico, a sala de aula, por educadores/as formados para o atendimento educacional de um perfil normal de crianças? Estas e outras questões são o foco do presente artigo, que objetiva refletir sobre o atual contexto educacional brasileiro e convidar educadores/as para um debate acerca daquilo que comumente classificamos como normalidade e anormalidade, partindo do entendimento que as invenções modernas tem se encarregado de classificar/nomear/narrar/incluir ou excluir os sujeitos, em um mundo cada vez mais difuso e fragmentado.
Palavras-chave: Educação, inclusão, pessoas com deficiências.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).