<b>Sobre a proposta de Educação Inclusiva: notas para ampliar o debate</b>

Autores

  • Adriana da Silva Thoma Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Resumo

A exclusão de alguns e a inclusão de outros sempre foi uma marca da instituição escolar moderna, mas somente nos últimos anos isto deixa de ser naturalizado, passando a ser problematizado. Como atender a tantas diferenças em um mesmo espaço físico, a sala de aula, por educadores/as formados para o atendimento educacional de um perfil normal de crianças? Estas e outras questões são o foco do presente artigo, que objetiva refletir sobre o atual contexto educacional brasileiro e convidar educadores/as para um debate acerca daquilo que comumente classificamos como normalidade e anormalidade, partindo do entendimento que as invenções modernas tem se encarregado de classificar/nomear/narrar/incluir ou excluir os sujeitos, em um mundo cada vez mais difuso e fragmentado.

Palavras-chave: Educação, inclusão, pessoas com deficiências.

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Como Citar

Thoma, A. da S. (2012). <b>Sobre a proposta de Educação Inclusiva: notas para ampliar o debate</b>. Revista Educação Especial, 45–52. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4982

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua