Examinar, enquadrar, adaptar o currículo e desenvolver a língua de sinais: estratégias de normalização de alunos surdos down em uma escola de surdos

Liège Gemelli Kuchenbecker, Adriana da Silva Thoma

Resumo


Partindo do entendimento de que a educação escolar moderna é sempre normalizadora, este trabalho problematiza as estratégias de normalização de sujeitos surdos down em uma escola de surdos. A pesquisa foi realizada por meio da análise de relatórios de avaliação e pareceres clínicos e de entrevistas com professoras que trabalham com os referidos alunos. Como ferramentas analíticas, utilizamos as noções de norma e normalização a partir do pensamento de Michel Foucault. As recorrências encontradas nos materiais possibilitaram a constituição das seguintes unidades de análise: (1) Pareceres clínicos: exame e enquadramento dos sujeitos, (2) Adaptação curricular como estratégia de normalização e (3) Normalização linguística: gerenciamento do risco da não-aprendizagem. Tais recorrências nos permitem supor que, na escola de surdos, ocorrem processos de in/exclusão similares a outros vividos em escolas comuns quando dela passam a fazer parte sujeitos que desviam de uma norma estabelecida.

Palavras-chave: Surdo; Síndrome de Down; Norma; Normalização; Inclusão.

Palavras-chave


Deaf; Down Syndrome; Norm; Normalization; Inclusion.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4100

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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