<b>Examinar, enquadrar, adaptar o currículo e desenvolver a língua de sinais: estratégias de normalização de alunos surdos down em uma escola de surdos</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X4100Palavras-chave:
Deaf, Down Syndrome, Norm, Normalization, Inclusion.Resumo
Partindo do entendimento de que a educação escolar moderna é sempre normalizadora, este trabalho problematiza as estratégias de normalização de sujeitos surdos down em uma escola de surdos. A pesquisa foi realizada por meio da análise de relatórios de avaliação e pareceres clínicos e de entrevistas com professoras que trabalham com os referidos alunos. Como ferramentas analíticas, utilizamos as noções de norma e normalização a partir do pensamento de Michel Foucault. As recorrências encontradas nos materiais possibilitaram a constituição das seguintes unidades de análise: (1) Pareceres clínicos: exame e enquadramento dos sujeitos, (2) Adaptação curricular como estratégia de normalização e (3) Normalização linguística: gerenciamento do risco da não-aprendizagem. Tais recorrências nos permitem supor que, na escola de surdos, ocorrem processos de in/exclusão similares a outros vividos em escolas comuns quando dela passam a fazer parte sujeitos que desviam de uma norma estabelecida.Palavras-chave: Surdo; Síndrome de Down; Norma; Normalização; Inclusão.
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