<b>Saberes necessários aos professores para promover a inclusão de alunos com necessidades Educacionais Especiais</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X3343Parole chiave:
Inclusive education, Teaching Knowledge, Teacher’s formation.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/3343
O presente trabalho tem como objetivo identificar, por meio de revisão da literatura da área especializada, os saberes necessários aos professores para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico junto a sete periódicos, dez capítulos de livros e três dissertações da área de Educação e Educação Especial, produzidos entre os anos de 2005 a 2009. Os resultados indicam a necessidade de conhecimentos teóricos, conceituais e metodológicos específicos para incluir tais alunos em classe comum. Os dados obtidos foram organizados em categorias. Dentre os saberes indicados pelos autores consultados, destacam-se os conhecimentos relacionados a métodos e técnicas cooperativas e colaborativas para favorecer a inclusão de alunos com NEE; à caracterização desses alunos; aos procedimentos didático-pedagógicos para favorecer sua inclusão; à legislação e fundamentos da educação inclusiva; ao papel da educação especial na educação inclusiva; às barreiras sociais que dificultam o processo de inclusão dos alunos com NEE, dentre outros. Consideramos que os resultados desta pesquisa podem contribuir para subsidiar a organização dos conteúdos a serem contemplados no processo de formação de professores inicial, continuada e/ou em serviço para favorecer o processo de inclusão de alunos com NEE.
Palavras-chave: Educação inclusiva; Saberes docentes; Formação de professores.
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