<b>Saberes necessários aos professores para promover a inclusão de alunos com necessidades Educacionais Especiais</b>

Autores/as

  • Gislaine Semcovici Nozi Universidade Estadual de Londrina
  • Celia Regina Vitaliano Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X3343

Palabras clave:

Inclusive education, Teaching Knowledge, Teacher’s formation.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/3343

O presente trabalho tem como objetivo identificar, por meio de revisão da literatura da área especializada, os saberes necessários aos professores para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico junto a sete periódicos, dez capítulos de livros e três dissertações da área de Educação e Educação Especial, produzidos entre os anos de 2005 a 2009. Os resultados indicam a necessidade de conhecimentos teóricos, conceituais e metodológicos específicos para incluir tais alunos em classe comum. Os dados obtidos foram organizados em categorias. Dentre os saberes indicados pelos autores consultados, destacam-se os conhecimentos relacionados a métodos e técnicas cooperativas e colaborativas para favorecer a inclusão de alunos com NEE; à caracterização desses alunos; aos procedimentos didático-pedagógicos para favorecer sua inclusão; à legislação e fundamentos da educação inclusiva; ao papel da educação especial na educação inclusiva; às barreiras sociais que dificultam o processo de inclusão dos alunos com NEE, dentre outros. Consideramos que os resultados desta pesquisa podem contribuir para subsidiar a organização dos conteúdos a serem contemplados no processo de formação de professores inicial, continuada e/ou em serviço para favorecer o processo de inclusão de alunos com NEE.

Palavras-chave: Educação inclusiva; Saberes docentes; Formação de professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gislaine Semcovici Nozi, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Pedagogia, mestranda no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Realiza pesquisas com o tema: Formação de professores para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.

Celia Regina Vitaliano, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Psicologia. Mestre em Educação Especial e Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordena o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq: Educação para inclusão. Desenvolve e orienta pesquisas com os temas: formação de profesores para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais e experiências de inclusão.

Publicado

2012-08-28

Cómo citar

Nozi, G. S., & Vitaliano, C. R. (2012). <b>Saberes necessários aos professores para promover a inclusão de alunos com necessidades Educacionais Especiais</b>. Revista De Educación Especial, 25(43), 333–347. https://doi.org/10.5902/1984686X3343

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua