<b>Análise cienciométrica em Educação Especial: tendências e importância nos últimos 60 anos</b>

Autori

  • Anna Maria Canavarro Benite UFG
  • Matheus De Souza Lima-Ribeiro UFG

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X2897

Parole chiave:

Special education, Scientometrics, Cientific production.

Abstract

A Educação Especial no Brasil é definida em lei como “a modalidade de educação, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais de ensino”. Entretanto, essa proposta da Educação Especial nem sempre foi definida dessa maneira, já que não estava atrelada ao conceito de inclusão e integração. Um dos fatores que muito colaborou para a consolidação da Educação Especial como um campo específico de estudo foram as pesquisas na área e suas consequentes publicações. Dessa maneira, esse trabalho objetivou realizar uma análise cienciométrica na área de Educação Especial, a fim de verificar quais são e foram as principais tendências de pesquisa ao longo dos anos. Percebeu-se que a temática da Educação Especial sofreu grandes avanços, com consequente valorização do sujeito portador de necessidades especiais. A análise cienciométrica em Educação Especial permite afirmar que houve uma evolução muito grande na área, fato esse explicitado inclusive pelo grande número de trabalhos publicados ao longo do tempo e as diferentes temáticas de suas publicações. As reflexões sobre cienciometria em Educação Especial permitiram caracterizar a produção mundial sobre Educação Especial e oferecem subsídios para que novas pesquisas sejam feitas nessa área. Dessa maneira, a construção e análise desses indicadores forneceram contribuições para visualizar o estado da arte em Educação Especial.


Palavras-chave: Educação Especial. Cienciometria. Produção científica.

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Biografie autore

Anna Maria Canavarro Benite, UFG

Licenciada e bacharel em Química. Mestre e Doutora em Ciëncias - UFRJ. Professora da UFG.

Matheus De Souza Lima-Ribeiro, UFG

Biologo. Mestre e Doutorando em Ecologia - UFG. Professor da UFG

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Pubblicato

2011-10-27

Come citare

Benite, A. M. C., & Lima-Ribeiro, M. D. S. (2011). <b>Análise cienciométrica em Educação Especial: tendências e importância nos últimos 60 anos</b>. Revista Educação Especial, 24(40), 285–304. https://doi.org/10.5902/1984686X2897

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua