Mudança de atitudes sociais de professores em relação à inclusão: transformação junto com alunos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X28429Parole chiave:
Educação Inclusiva, Capacitação docente, Mudanças de atitudes sociais.Abstract
Capacitações docentes para educação inclusiva habitualmente abordam apenas aspectos técnicos e conceituais. Ocorre que variáveis pessoais do professor, como as atitudes sociais, são decisivas no processo educacional inclusivo. Neste artigo, são apresentados os efeitos de uma intervenção inovadora junto a 52 professores do ciclo I do Ensino Fundamental de duas escolas municipais de uma cidade do interior paulista. Realizou-se uma capacitação de modo a preparar os professores para aplicarem em seus estudantes um programa informativo sobre deficiências e inclusão, utilizando estratégias pedagógicas e lúdicas variadas, com o objetivo de mudança das atitudes sociais em relação à inclusão. Todos os professores passaram por avaliações em três momentos no decorrer do experimento, por meio da aplicação da Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão. A estratégia de capacitação mostrou-se efetiva, pois, ao envolverem-se com a tentativa de mudança das atitudes sociais de seus alunos, os próprios professores puderam transformar positivamente suas atitudes sociais em relação à inclusão.
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