Mudança de atitudes sociais de professores em relação à inclusão: transformação junto com alunos

Autores/as

  • Camila Mugnai Vieira Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Marília, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28429

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Capacitação docente, Mudanças de atitudes sociais.

Resumen

Capacitações docentes para educação inclusiva habitualmente abordam apenas aspectos técnicos e conceituais. Ocorre que variáveis pessoais do professor, como as atitudes sociais, são decisivas no processo educacional inclusivo. Neste artigo, são apresentados os efeitos de uma intervenção inovadora junto a 52 professores do ciclo I do Ensino Fundamental de duas escolas municipais de uma cidade do interior paulista. Realizou-se uma capacitação de modo a preparar os professores para aplicarem em seus estudantes um programa informativo sobre deficiências e inclusão, utilizando estratégias pedagógicas e lúdicas variadas, com o objetivo de mudança das atitudes sociais em relação à inclusão.  Todos os professores passaram por avaliações em três momentos no decorrer do experimento, por meio da aplicação da Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão. A estratégia de capacitação mostrou-se efetiva, pois, ao envolverem-se com a tentativa de mudança das atitudes sociais de seus alunos, os próprios professores puderam transformar positivamente suas atitudes sociais em relação à inclusão.

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Publicado

2017-11-07

Cómo citar

Vieira, C. M. (2017). Mudança de atitudes sociais de professores em relação à inclusão: transformação junto com alunos. Revista De Educación Especial, 30(59), 723–736. https://doi.org/10.5902/1984686X28429

Número

Sección

Dossiê: Variáveis pessoais do professor e sua formação para a educação inclusiva

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