O uso da tecnologia assistiva pelo estudante com paralisia cerebral no contexto escolar

Autores

  • Camila Boarini dos Santos Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/Marília
  • Maria Lúcia Chicarelli Marques Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/Marília
  • Mirela Moreno Almeida de Andrade Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/Marília
  • Aila Narene Dahwache Criado Rocha Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/Marília

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X30018

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Paralisia cerebral, Tecnologia assistiva.

Resumo

O estudante com Paralisia Cerebral (PC) pode possuir limitações em suas atividades de vida diária, devido a patologia e a barreiras ambientais, que dificultam o seu desempenho em diferentes contextos. Este estudo teve como objetivo identificar quais recursos de Tecnologia Assistiva (TA) estão sendo utilizados por estudantes com PC na escola e analisar se as suas utilizações estão relacionadas com a função motora e comunicativa destes estudantes. Participaram deste estudo 20 estudantes com PC e 19 professores responsáveis por estes estudantes. Para a coleta de dados foram utilizados os dados referentes a TA coletados por meio do “Protocolo de Triagem para o trabalho colaborativo entre saúde e educação”, bem como os dados identificados nos instrumentos Gross Motor Function Measure Classification System (GMFCS), Manual Ability Classification System (MACS) e Sistema de Classificação da Função de Comunicação (CFCS). Em relação a análise dos resultados, foi realizada a organização de um banco de dados usando o Microsoft Excel e, posteriormente foi utilizado o software IBM SPSS Statistics, versão 22 para efetuar a análise estatística do estudo. Os resultados deste estudo permitiram concluir que os principais recursos de TA identificados no contexto escolar são os recursos de mobilidade e mobiliários adaptados. Sugere-se que seja realizado novos estudos com esta população a fim de ampliar o número de participantes e investigar outros aspectos que possam interferir no uso da TA no contexto escolar da criança com PC.

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Biografia do Autor

Camila Boarini dos Santos, Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/Marília

Terapeuta Ocupacional

Maria Lúcia Chicarelli Marques, Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/Marília

Graduanda em Terapia Ocupacional

Mirela Moreno Almeida de Andrade, Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/Marília

Terapeuta Ocupacional

Mestre em Educação pela Faculdade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP/Marília

Aila Narene Dahwache Criado Rocha, Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/Marília

Terapeuta Ocupacional

Professora Assistente Doutora do Curso de Terapia Ocupacional - Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Santos, C. B. dos, Marques, M. L. C., Andrade, M. M. A. de, & Rocha, A. N. D. C. (2018). O uso da tecnologia assistiva pelo estudante com paralisia cerebral no contexto escolar. Revista Educação Especial, 31(62), 631–650. https://doi.org/10.5902/1984686X30018

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua