Acessibilidade nas escolas como uma questão de direitos humanos

Autores

  • Daniel Mendes da Silva Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Prefeitura Municipal de Ladário/MS.
  • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0001-5577-6269

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X29387

Palavras-chave:

Acessibilidade, Direitos humanos, Educação inclusiva.

Resumo

A presença de alunos com deficiências e com dificuldades de locomoção nas escolas tem impulsionado diversas mudanças, dentre elas, as relativas à organização dos espaços. Este artigo tem como objetivo analisar a acessibilidade arquitetônica em escolas públicas, sob a perspectiva do cumprimento de diretos fundamentais, como o reconhecimento como pessoa, o recebimento de instrução/educação, a liberdade de locomoção e a segurança pessoal, entre outros. Para o desenvolvimento deste estudo, inicialmente, realizou-se um levantamento documental, que levou ao conhecimento do delineamento do discurso político sobre a acessibilidade, nos planos nacional e internacional. Posteriormente, foram coletados dados estatísticos públicos, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), referentes às condições de acessibilidade nas escolas que compõem a rede pública de ensino de um município polo para as políticas de educação inclusiva, no estado de Mato Grosso do Sul. Por último, foram realizadas visitas em escolas urbanas de Ensino Fundamental do município que receberam adequações arquitetônicas visando à acessibilidade. Esses espaços foram registrados com uma câmera fotográfica para posterior análise. Foram abordados aspectos relativos aos avanços sobre a constituição dos direitos das pessoas com deficiências, com a atenção voltada à materialização das condições de acessibilidade arquitetônica nas instituições escolares como uma forma de leitura do respeito a essas pessoas na sociedade atual. Os resultados indicam que a rede municipal tem se organizado para cumprir as metas dos programas do governo federal no tocante à acessibilidade arquitetônica na escola. Porém, as alterações realizadas não garantem os fins propostos.

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Biografia do Autor

Daniel Mendes da Silva Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Prefeitura Municipal de Ladário/MS.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal. Possui especialização em Língua Inglesa pela FIJ, Faculdades Integradas de Jacarepaguá e graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-CPAN (2008). Atualmente é professor da rede básica de ensino no município de Ladário, MS, porém exercendo função ténica na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Ladário, MS

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas(1983), especialização para Professores de Deficientes Mentais pela Universidade Estadual de Campinas(1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(1993), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(1999). Professora Associada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2019-03-18

Como Citar

Silva Filho, D. M. da, & Magalhães Kassar, M. de C. (2019). Acessibilidade nas escolas como uma questão de direitos humanos. Revista Educação Especial, 32, e27/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X29387

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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