A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos
Keywords:
Criatividade, auto-estima, potencial.Abstract
Este artigo tem o objetivo de mostrar os resultados de um trabalho realizado com um grupo de crianças o qual buscou o desenvolvimento da criatividade, auto-estima e autoconfiança. Elas estavam todas matriculadas na mesma escola, mas em séries diferentes. Eram crianças que sentiam grandes limitações no ato de criar através do desenho, da pintura, da construção com sucata e do uso de outros materiais, porém no decorrer dos trabalhos passaram a acreditar na sua potencialidade e a elaborar com mais cuidado e interesse os trabalhos que produziam. O referencial básico para a elaboração dos trabalhos plásticos estiveram ligados ao meio sócio-cultural no qual estas crianças estavam inseridas.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Revista Educação Especial (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Revista Educação Especial (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Revista Educação Especial (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).