<b>Análise de dissertações e teses em educação especial produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP - Marília (1993-2004)</b>
Abstract
A produção de conhecimento em Educação Especial tem sido um tema enfocado por pesquisadores da área. No presente trabalho objetivou-se resgatar e analisar as dissertações e teses em Educação Especial do Programa de Pós-graduação em Educação, no sentido de mapear essa produção. Para identificar e selecionar as dissertações e teses sobre Educação Especial, foi feito uma pesquisa nos Relatórios Capes. Os resumos das dissertações e teses foram escaneados e transformados em arquivos de texto. O resultado dessa primeira etapa culminou na compilação de 55 resumos, sendo 34 oriundos de trabalho de mestrado e 21 de doutorado. Para realizar a análise, foi elaborada uma planilha composta por 10 itens. Os resultados indicaram que houve um aumento progressivo e continuado no número de dissertações e teses produzidas no período de 1993 a 2003. Os temas mais pesquisados foram: 1) inclusão e integração (15); formação de recursos humanos (6); concepção sobre deficiência (6). Os tipos de deficiência mais estudados foram: 1) deficiência física (11); todas as deficiências (10) e deficiência mental (9). A pesquisa descritiva ocorreu em 44 dos trabalhos e, em 11, houve intervenção sobre a realidade educacional. As escolas públicas, bem como as classes especiais e comuns, foram os locais mais escolhidos para as pesquisas. A entrevista foi o procedimento de coleta de informações mais amplamente utilizado. Podemos concluir que o estudo implementado reveste-se de importância para a área de Educação Especial ao apresentar, para a comunidade científica, a produção do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp de Marília.
Palavras-chave: Produção do Conhecimento. Educação Especial. Pós-Graduação em Educação.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Revista Educação Especial (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Revista Educação Especial (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Revista Educação Especial (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).