The influence of inclusion actions in the resilience processes of Special Education students

Authors

  • Thais Watakabe Yanaga Instituto Federal do Paraná
  • Renata Maria Coimbra Unesp - Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33589

Keywords:

Processo de Resiliência, Inclusão Escolar, Educação Especial, Juventude.

Abstract

This study aimed to analyze how inclusion actions are articulated with processes of resilience in adolescents and youngsters of Special Education, from the perspective of the students. The theoretical reference adopted refers to the socioecological approach, whose assumptions of resilience studies are mainly based on a cultural approach. Regarding the issue of inclusion, it is understood in this work as a process that valuesdifferences. The qualitative research was carried out through a case study, which consisted of field research, more precisely in a multiple case study, which was carried out in six campuses of the Federal Institute of Paraná (IFPR). We sought to analyze the perception of the students considered in the process of resilience on the inclusion actions developed in the IFPR, as contributing to the inclusion process and to the good growth of the students. Twelve students considered in the process of resilience participated in this study. From the collected data, the inclusion actions cited by the students were analyzed in the light of the seven tensions of the socioecological approach, verifying through their resolutions or not, the favoring of resilience processes. From the collected data, the inclusion actions cited by the students were analyzed in the light of the seven tensions of the socioecological approach, verifying through their resolutions or not, the favoring of resilience processes. The results showed that few inclusion actions were institutionally developed, since most of the actions were carried out on the initiative of the teachers and the pedagogical team. It was concluded that through these actions, most Special Education students felt included, indicating that such actions were favoring resilience processes, acting as protective actions.

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Author Biographies

Thais Watakabe Yanaga, Instituto Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Unesp Presidente Prudente (2017). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atuou como Chefe da Seção Pedagógica e Assuntos Estudantis do IFPR - Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí (2011-2014). Atuando principalmente no seguintes temas: Educação, Fundamentos da Educação, Inclusão e Resiliência. 

Renata Maria Coimbra, Unesp - Presidente Prudente

Renata Maria Coimbra Libório tem Especialização ( MBA em Cinema-Documentário) pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2012-2014).Doutorado em Psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP) em 2003. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em educação da UNESP / Presidente Prudente (Mestrado e Doutorado) ; Pós-doutorado na área da Sociologia da Infância, realizado no IEC - Universidade do Minho, sob a orientação do prof Dr Manuel Jacinto Sarmento (FAPESP) em Braga / Portugal (2005); e Pós-doutorado na Dalhousie University, Halifax, Canadá, sob supervisão de Michael Ungar (2008-2009). Atualmente realiza Pós-doutorado com o título "Figurações da Violência Sexual" na área de Comunicação Social (Cinema-documentário) na FAFICH da UFMG, sob a supervisão do prof Dr César Guimarães (2014-2015). Possui 5 Livros editados Publicados como co-organizadora (2004, 2005, 2007, 2009 e 2013), um livro publicado em 2010 e outro livro em co-autoria com Normanda Moraes, pela ArtMed, no prelo, com previsão de lançamento em 2015. Orientou vários alunos, com e sem bolsa (Capes, CNPq e FAPESP) nos níveis de trabalho de conclusão de curso, estágios-não-obrigatórios e IC, Mestrado e Doutorado, nas áreas de Psicologia, Educação e Educação Física. Entre os anos de 2006-2007 coordenou a pesquisa "Comportamentos e fatores de risco e proteção em adolescentes e jovens nos municípios de Presidente Prudente e Belo Horizonte" , com financiamento da FAPESP (Projeto de pesquisa regular); Entre os anos de 2007-2009, coordenou o projeto de pesquisa ?Crianças e adolescentes em situação de risco: dimensões do trabalho infantil nos municípios de Presidente Prudente, Belo Horizonte e Porto Alegre? com financiamento do CNPq (Edital Ciências Humanas n° 50). Entre 2009 - 2011 coordenou a pesquisa "Negociando resiliência; aspectos protetivos de adolescentes em contextos potenciais de risco", financiada pela FAPESP (auxílio à projeto de pesquisa regular) através do qual coordenou pesquisa que realizada em Pres Prudente, Assis, Taubaté e Porto Alegre. Tal pesquisa tem âmbito internacional com colaboração com Michael Ungar. Em 2011 iniciou supervisão de 1 pós-doutorado vinculado a Universidade Federal do Tocantins, finalizado em 2014. Entre 2015 e 2017 encontra-se desenvolvendo nova pesquisa (Figurações da Violência Sexual), visando análises teóricas de documentários bem como a produção de um filme documentário de longa metragem (Vozes no Silêncio), sobre o tema da exploração sexual, com financiamento da FAPESP. Realizou um documentário de curta metragem (Palavras, cúmplices de mim), cujo tema aborda a deficiência física motora e processos de superação pela arte; e participou na co-produção do curta metragem "Treze", de Vinicius Miguel Costa. Atua na área da Psicologia, com ênfase na Psicologia do Desenvolvimento Humano em situação de risco. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Exploração sexual, trabalho infantil, situações de risco, indicadores de proteção, infância e adolescência, desenvolvimento humano, resiliência, educação e formação de professores. 

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Published

2019-06-05

How to Cite

Yanaga, T. W., & Coimbra, R. M. (2019). The influence of inclusion actions in the resilience processes of Special Education students. Special Education Magazine, 32, e63/ 1–34. https://doi.org/10.5902/1984686X33589