A influência das ações de inclusão nos processos de resiliência de alunos da Educação Especial

Autores

  • Thais Watakabe Yanaga Instituto Federal do Paraná
  • Renata Maria Coimbra Unesp - Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33589

Palavras-chave:

Processo de Resiliência, Inclusão Escolar, Educação Especial, Juventude.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar como as ações de inclusão se articulam com processos de resiliência em adolescentes e jovens da Educação Especial, a partir da perspectiva dos alunos. O referencial teórico adotado se refere à abordagem socioecológica, cujos pressupostos dos estudos da resiliência se pautam, principalmente, numa abordagem cultural. Com relação à temática da inclusão, é entendida neste trabalho como um processo que valoriza as diferenças. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada por meio de estudo de caso, que consistiu em pesquisa de campo, mais precisamente num estudo de caso múltiplo, que se realizou em seis campi do IFPR. Buscou-se analisar a percepção dos alunos considerados em processo de resiliência sobre as ações de inclusão desenvolvidas no IFPR, como contribuindo para o processo de inclusão e para o bom crescimento dos alunos. Participaram deste estudo 12 alunos considerados em processo de resiliência. A partir das ações de inclusão citadas pelos alunos, por meio das entrevistas e das fotos, estas foram analisadas à luz das sete tensões da abordagem socioecológica, verificando por meio de suas resoluções ou não, o favorecimento de processos de resiliência. Os resultados apontaram que poucas ações de inclusão eram desenvolvidas institucionalmente, pois a maioria das ações era realizada por iniciativa própria dos professores e da equipe pedagógica. Porém, por meio dessas ações, a maioria dos alunos da Educação Especial se sentiam incluídos, indicando que tais ações estavam favorecendo processos de resiliência, atuando como ações protetivas.

 

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Biografia do Autor

Thais Watakabe Yanaga, Instituto Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Unesp Presidente Prudente (2017). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atuou como Chefe da Seção Pedagógica e Assuntos Estudantis do IFPR - Instituto Federal do Paraná - campus Paranavaí (2011-2014). Atuando principalmente no seguintes temas: Educação, Fundamentos da Educação, Inclusão e Resiliência. 

Renata Maria Coimbra, Unesp - Presidente Prudente

Renata Maria Coimbra Libório tem Especialização ( MBA em Cinema-Documentário) pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2012-2014).Doutorado em Psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP) em 2003. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em educação da UNESP / Presidente Prudente (Mestrado e Doutorado) ; Pós-doutorado na área da Sociologia da Infância, realizado no IEC - Universidade do Minho, sob a orientação do prof Dr Manuel Jacinto Sarmento (FAPESP) em Braga / Portugal (2005); e Pós-doutorado na Dalhousie University, Halifax, Canadá, sob supervisão de Michael Ungar (2008-2009). Atualmente realiza Pós-doutorado com o título "Figurações da Violência Sexual" na área de Comunicação Social (Cinema-documentário) na FAFICH da UFMG, sob a supervisão do prof Dr César Guimarães (2014-2015). Possui 5 Livros editados Publicados como co-organizadora (2004, 2005, 2007, 2009 e 2013), um livro publicado em 2010 e outro livro em co-autoria com Normanda Moraes, pela ArtMed, no prelo, com previsão de lançamento em 2015. Orientou vários alunos, com e sem bolsa (Capes, CNPq e FAPESP) nos níveis de trabalho de conclusão de curso, estágios-não-obrigatórios e IC, Mestrado e Doutorado, nas áreas de Psicologia, Educação e Educação Física. Entre os anos de 2006-2007 coordenou a pesquisa "Comportamentos e fatores de risco e proteção em adolescentes e jovens nos municípios de Presidente Prudente e Belo Horizonte" , com financiamento da FAPESP (Projeto de pesquisa regular); Entre os anos de 2007-2009, coordenou o projeto de pesquisa ?Crianças e adolescentes em situação de risco: dimensões do trabalho infantil nos municípios de Presidente Prudente, Belo Horizonte e Porto Alegre? com financiamento do CNPq (Edital Ciências Humanas n° 50). Entre 2009 - 2011 coordenou a pesquisa "Negociando resiliência; aspectos protetivos de adolescentes em contextos potenciais de risco", financiada pela FAPESP (auxílio à projeto de pesquisa regular) através do qual coordenou pesquisa que realizada em Pres Prudente, Assis, Taubaté e Porto Alegre. Tal pesquisa tem âmbito internacional com colaboração com Michael Ungar. Em 2011 iniciou supervisão de 1 pós-doutorado vinculado a Universidade Federal do Tocantins, finalizado em 2014. Entre 2015 e 2017 encontra-se desenvolvendo nova pesquisa (Figurações da Violência Sexual), visando análises teóricas de documentários bem como a produção de um filme documentário de longa metragem (Vozes no Silêncio), sobre o tema da exploração sexual, com financiamento da FAPESP. Realizou um documentário de curta metragem (Palavras, cúmplices de mim), cujo tema aborda a deficiência física motora e processos de superação pela arte; e participou na co-produção do curta metragem "Treze", de Vinicius Miguel Costa. Atua na área da Psicologia, com ênfase na Psicologia do Desenvolvimento Humano em situação de risco. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Exploração sexual, trabalho infantil, situações de risco, indicadores de proteção, infância e adolescência, desenvolvimento humano, resiliência, educação e formação de professores. 

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Publicado

2019-06-05

Como Citar

Yanaga, T. W., & Coimbra, R. M. (2019). A influência das ações de inclusão nos processos de resiliência de alunos da Educação Especial. Revista Educação Especial, 32, e63/ 1–34. https://doi.org/10.5902/1984686X33589

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua