Relatos de pais de crianças com autismo sobre a rede de apoio formal: aspectos da elaboração parental do diagnóstico

Márcia Rejane Semensato, Cleonice Alves Bosa

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X9687

Esse artigo apresenta evidências sobre aspectos que participam da elaboração parental do diagnóstico de autismo, especialmente sobre a rede de apoio. Esta rede tende a ser considerada no relato dos pais como essencial na reestruturação familiar, e é representada principalmente pelos profissionais e serviços de saúde. Acredita-se que estas crenças são determinantes na forma que os pais lidam com o diagnóstico e nas escolhas que fazem para o filho e para a família, como por exemplo, escolas e intervenções clínicas. Assim sendo, realizou-se uma Análise de Conteúdo em seis entrevistas de pais de crianças que tiveram diagnóstico de autismo. Estas entrevistas exploravam a história familiar destes casais e sua vivência desde o diagnóstico do filho. Os resultados apresentam as crenças parentais relacionadas ao senso de amparo ou desamparo na relação com os profissionais e serviços envolvidos no atendimento ao filho, desde a avaliação até a comunicação do diagnóstico e intervenções. Esses resultados evidenciaram que a relação com os profissionais pode ser vista como uma aliança ou como fonte de estresse.

 


Palavras-chave


Autismo; Crenças; Rede de apoio.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X9687

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________