Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X32977

Palavras-chave:

Aprendizagem de Química. Software educacional. Surdez.

Resumo

O ensino de Química, no contexto da surdez, apresenta metodologias, em sua grande maioria, exclusivamente pautadas no uso da Língua Portuguesa, sendo ínfimos os materiais e recursos didáticos que contemplam o conhecimento químico em LIBRAS. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivos proporcionar a aprendizagem de conteúdos químicos a alunos surdos, por meio do desenvolvimento de um jogo para celulares chamado Q-LIBRAS, bem como auxiliar a assimilação destes conteúdos de forma atrativa e interativa, tanto entre alunos surdos como ouvintes. Desta forma, este trabalho consiste em uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa. O jogo desenvolvido contempla 60 (sessenta) questões de Química. Em sua elaboração foi utilizada parte do código-fonte da Suíte VLibras, que consiste em um conjunto de ferramentas computacionais capazes de traduzir conteúdos digitais para LIBRAS. Posteriormente, será disponibilizado a escolas de ensino médio que tenham em seu corpo discente alunos surdos. Além disso, outras temáticas da Química poderão ser acrescentadas ao aplicativo, enriquecendo ainda mais o aprendizado dos alunos. Por fim, visando ainda a ampla difusão dos resultados e conhecimentos gerados por esta pesquisa, ressalta-se o intuito de disponibilizar o Q-LIBRAS por meio da Internet.

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Biografia do Autor

Kionnys Novaes Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Caxias

Professor na Universidade Estadual do Maranhão/Centro de Estudos Superiores de Caxias, Caxias, Maranhão, Brasil.

Nayron Morais Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Cecília Regina Galdino Soares, IFMA Campus Caxias

Professora mestra no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Caxias, Maranhão, Brasil.

Luís Fernando Maia Santos Silva, IFMA Campus Caxias

Professor doutor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Caxias, Maranhão, Brasil.

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Rocha, K. N., Almeida, N. M., Soares, C. R. G., & Silva, L. F. M. S. (2019). Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química. Revista Educação Especial, 32, e114/ 1–14. https://doi.org/10.5902/1984686X32977

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua