Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X32977Keywords:
Aprendizagem de Química. Software educacional. Surdez.Abstract
O ensino de Química, no contexto da surdez, apresenta metodologias, em sua grande maioria, exclusivamente pautadas no uso da Língua Portuguesa, sendo ínfimos os materiais e recursos didáticos que contemplam o conhecimento químico em LIBRAS. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivos proporcionar a aprendizagem de conteúdos químicos a alunos surdos, por meio do desenvolvimento de um jogo para celulares chamado Q-LIBRAS, bem como auxiliar a assimilação destes conteúdos de forma atrativa e interativa, tanto entre alunos surdos como ouvintes. Desta forma, este trabalho consiste em uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa. O jogo desenvolvido contempla 60 (sessenta) questões de Química. Em sua elaboração foi utilizada parte do código-fonte da Suíte VLibras, que consiste em um conjunto de ferramentas computacionais capazes de traduzir conteúdos digitais para LIBRAS. Posteriormente, será disponibilizado a escolas de ensino médio que tenham em seu corpo discente alunos surdos. Além disso, outras temáticas da Química poderão ser acrescentadas ao aplicativo, enriquecendo ainda mais o aprendizado dos alunos. Por fim, visando ainda a ampla difusão dos resultados e conhecimentos gerados por esta pesquisa, ressalta-se o intuito de disponibilizar o Q-LIBRAS por meio da Internet.
Downloads
References
ALVES, Maria Dolores Fortes; PEREIRA, Guilherme Vasconcelos; VIANA, Maria Aparecida Pereira; Tecnologia assistiva na perspectiva de educação inclusiva: o ciberespaço como lócus de autonomia e autoria. Laplage em Revista. Sorocaba, n.2, ago. 2017.Disponível em: http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/347/491. Acesso em: 29 mai. 2018.
AMARAL, Wanessa Machado. Sistema de Transcrição da Língua Brasileira de Sinais Voltado à Produção de Conteúdo Sinalizado por Avatares 3D. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Estadual de Campinas, 2012.
BRASIL, LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm Acesso em: 06 jun. 2018.
BRASIL, LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002(b). Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Disponível em www.planalto.gov.br/.../2005/decreto/d5626.htm Acesso em 06 jun. 2018.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96. Brasília: Centro Gráfico, 2002(a).
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação, p. 19, 2008.
FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no Ensino de Química e Biologia. 1. ed.
Curitiba: IBPEX, 2007.
FERREIRA, Wendel Menezes; NASCIMENTO, Sandra Patrícia de Faria. Utilização do jogo de tabuleiro - ludo - no processo de avaliação da aprendizagem de alunos surdos. QNESC, v. 36, p. 28–36, 2014.
HILDEBRAND, Hermes Renato. OS JOGOS ELETRÔNICOS NO PROCESSO DE COGNIÇÃO DE SURDOS. Journal of Research in Special Educational Needs. Lisboa, n. 1, ago. 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1471-3802.12218 Acesso em: 13 jul. 2017.
JÚNIOR, Marcos Airton Morasco; DOMICIANO, Cassia Leticia Carrara; HENRIQUES, Fernanda. Diretrizes acessíveis em ambientes digitais: Aplicação de parâmetros gráfico-inclusivos para o desenvolvimento de sites. Ergodesign e HCl, v. 4, p. 65–73, 2016.
NICHELE, Aline Grunewald; SCHLEMMER, Eliane; Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química. CINTED- Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1–10, 2014.
SILVA, Emanuel Feliciano. Games: Um Start na Educação de Surdos. In: CINTEDI, 2014, Campina Grande. Anais CINTED. Campina Grande: Realize, 2014. Disponível em:http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/Modalidade_1datahora_14_11_2014_23_51_14_idinscrito_4566_87b99c1bc60adfa8d170dcba544f69bb.pdf. Acesso em: 20 jun. 2017.
TRESPACH, Rúbia Raubach; GUNTZEL, Bruno; BEDIN, Everton. Análise química sobre ferramentas tecnológicas para ensinar química na Educação Básica à alunos surdos. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED, p. 625–631, 2016.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Revista Educação Especial (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Revista Educação Especial (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Revista Educação Especial (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).