Protótipo de um Aplicativo Mobile para Reconhecimento de Vestimenta para Pessoas Cegas

Autores

  • Juliana de Fátima da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiano Bertolini Universidade Federal de Santa Maria
  • Fábio José Parreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Sidnei Renato Silveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X32551

Palavras-chave:

Acessibilidade Digital, Cegos, Dispositivos Móveis

Resumo

As pessoas cegas, geralmente, ficam limitadas a tarefas rotineiras que dependem exclusivamente da percepção da luz, como a escolha de uma vestimenta, cor ou estilo específico, entre muitas outras atividades relacionadas. As pessoas cegas conseguem, por meio do tato, ter informações sobre textura e forma da vestimenta. Entretanto, detalhes como cores, desenhos e estilo, tornam-se difíceis de serem identificados sem o auxílio de uma pessoa que tenha visão. Neste contexto, este artigo apresenta um protótipo de um aplicativo mobile que permite que as pessoas cegas possam identificar suas vestimentas. A identificação da vestimenta é realizada por meio do reconhecimento de padrões, com o uso da biblioteca OpenCV. O aplicativo permite o cadastro de imagens das vestimentas, bem como de uma áudio-descrição. O resultado do aplicativo possibilita que pessoas cegas possam ter mais autonomia na atividade de escolher vestimentas, podendo combinar padrões de cores. O cadastro de vestimentas com a áudio-descrição pode ser realizado pelo círculo de amigos das pessoas cegas, as quais poderão acompanhar todas as mudanças de moda e ir alterando essas informações conforme houver necessidade, tendo em vista que a moda, estilos e tendências estão sempre mudando. Por meio do aplicativo, a pessoa cega poderá ter autonomia de escolha em relação a suas vestimentas, possibilitando que possam escolhê-las sozinha, podendo usar o aplicativo em qualquer hora ou lugar por sua portabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Fátima da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Cristiano Bertolini, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Tecnologia da Informação - UFSM/FW

Fábio José Parreira, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Tecnologia da Informação - UFSM/FW

Sidnei Renato Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Tecnologia da Informação - UFSM/FW

Referências

ANDROID. Ativar o talkback. Disponível em: <https://support.google.com/accessibility/android/answer/6007100?hl=pt-BR>. Acesso em: 02 ago. 2017.

CAMPÊLO, R., TABOSA, M. M.; CARNEIRO, A. H. Inclusão digital de deficientes visuais: O uso da tecnologia assistiva em redes sociais online e celulares, 2011. Anais do Computer on the Beach, p. 109–118.

EMAG. Programa emag: modelo de acessibilidade de governo eletrônico, 2011. Disponível em: <http://emag.governoeletronico.gov.br/>. Acesso em 02 ago. 2017.

GONZALEZ, R. C. W. R. E. Processamento de Imagens Digitais. Rio de Janeiro, Edgard, 2000..

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico de 2010. 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em 10 set. 2017.

IDC. International Data Corporation. Smartphone os market share. 2017. Disponível em: <http://www.idc.com/prodserv/smartphone-os-market-share.jsp>. Acesso em 02 ago. 2017.

LIMA, F. J. D. Em defesa da áudio-descrição: contribuições da convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência. Revista Brasileira de Tradução Visual, 1(1), 2009.

LIMA, F. J. D; LIMA, R. A. F. Lições basilares para a formação do áudio-descritor empoderativo. Revista Brasileira de Tradução Visual, 11, 2012.

MACHADO, D. R.; MACHADO, R. P.; CONFORTO. Dispositivos móveis e usuários cegos: recomendações de acessibilidade em discussão. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, 2014.

MELO, D. A. G.; MATHIAS, I. M.; DIAS, A. H. Reconhecimento de padrões em tecnologia portável: um estudo de caso. Revista de Informática Teórica e Aplicada, 22(1):119–127, 2014.

MIRANDA, A. M. D. Reconhecimento de frutas por visão computacional utilizando um classificador fuzzy embarcado. Technical Report, Instituto Federal do Espírito Santo, Coordenadoria de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2014. Disponível em: <http://www.ppgee.vi.ifes.edu.br/wp-content/uploads/2014/10/Acervo-

-Adriano-Machado-Miranda.pdf>. Acesso em 10 set. 2017.

OPENCV. Opencv tutorials. Disponível em: <http://docs.opencv.org/2.4/doc/tutorials/tutorials.html>. Acesso em 02 ago. 2017.

SILVEIRA, C.; HEIDRICH, R. O.; BASSANI, P. B. Avaliação das tecnologias de softwares existentes para a inclusão digital de deficientes visuais através da utilização de requisitos de qualidade. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007.

SYNDER, J. Audio description: The visual made verbal. Elsevier, 2005.

Downloads

Publicado

2019-04-03

Como Citar

da Silva, J. de F., Bertolini, C., Parreira, F. J., & Silveira, S. R. (2019). Protótipo de um Aplicativo Mobile para Reconhecimento de Vestimenta para Pessoas Cegas. Revista Educação Especial, 32, e36/ 1–18. https://doi.org/10.5902/1984686X32551

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)