Transtornos do espectro do autismo e educação inclusiva: análise de atitudes sociais de professores e alunos frente à inclusão

Autores

  • Maria Cláudia Brito Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28086

Palavras-chave:

Transtornos do espectro do autismo, Transtorno global do desenvolvimento, Atitudes sociais.

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever as atitudes sociais de professores e alunos que compõem o ambiente escolar de crianças com transtornos do espectro do autismo, acerca da inclusão. Participaram 73 educadores e 116 alunos, de quatro escolas públicas, sendo duas escolas sem experiência de educação inclusiva e duas escolas com crianças com transtornos do espectro do autismo, de 5º. ano, gênero masculino, 10 anos de idade. Foram utilizadas com as duas crianças com transtornos do espectro do autismo provas de avaliação de linguagem e de comportamentos. Para verificar as atitudes sociais dos professores empregou-se a Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão e dos alunos a Escala Infantil de Atitudes Sociais. Os resultados mostraram que não houve diferenças nas atitudes sociais dos professores e que as atitudes sociais expressas pelos colegas da criança com transtornos do espectro do autismo de quadro clínico menos severo foram mais positivas do que as dos outros três grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

Brito, M. C. (2017). Transtornos do espectro do autismo e educação inclusiva: análise de atitudes sociais de professores e alunos frente à inclusão. Revista Educação Especial, 30(59), 657–668. https://doi.org/10.5902/1984686X28086

Edição

Seção

Dossiê: Variáveis pessoais do professor e sua formação para a educação inclusiva