A química orgânica acessibilizada por meio de kits de modelo molecular adaptados
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X15688Palavras-chave:
Química, Cegos e baixa visão, Acessibilidade.Resumo
De acordo com o censo escolar 2013, havia cerca de 360 alunos com deficiência visual matriculados em instituições públicas de ensino apenas na capital do país. Considerando que esta estatística referia-se a apenas uma única unidade da federação, vemos que há uma crescente demanda para o Ensino de Química acessibilizado – termo que, embora não conste no dicionário, é perfeito para representar a ponte que pode ligar a falta de visão ao farto conhecimento químico. A Química, com seus vários modelos utilizados para facilitar a compreensão dos que vêem, deve também ser decifrada para os que não vêem. Esse trabalho propõe a elaboração de kits de modelos moleculares texturizados visando estimular o aprendizado de todos (videntes, baixa visão e cegos). Os modelos moleculares texturizados criados foram testados com o auxílio de um grupo de alunos deficientes visuais, os quais participaram efetivamente da melhoria dos mesmos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).