Comportamentos de pais e professores para promoção da relação família e escola de pré-escolares incluídos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X13441Palavras-chave:
Envolvimento Parental, Relação Família-Escola, Educação Especial.Resumo
A literatura aponta evidências empíricas de que uma relação próxima entre a família e a escola pode ser efetiva para a construção de práticas de ensino adequadas e para a promoção do desenvolvimento da criança, principalmente no caso de crianças com necessidades educacionais especiais - NEE. O objetivo deste estudo foi descrever como 60 pais e 54 professores de alunos com NEE matriculados na pré-escola estabelecem a relação família-escola, considerando estratégias, frequência, atividades e situações adotadas como promotoras da relação. Os dados foram coletados por meio de questionários, e analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que os participantes estabelecem condições para a relação, no entanto, os pais não apresentam clareza da importância de suas ações, levando ao baixo aproveitamento dessas situações, indicando a necessidade de investir na promoção do envolvimento efetivo, investindo em planos de ação, orientando participantes sobre o que e como fazer, aproveitando plenamente os benefícios da boa relação família-escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).