Qualidade física de grãos beneficiados de cultivares de arroz produzidos em diferentes níveis de adubação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40622Palavras-chave:
Indústria, Pós-Colheita, ProcessamentoResumo
O arroz é um dos cereais mais cultivados no mundo e o aumento da produtividade da cultua está associado às cultivares e aos níveis de adubação do solo, podendo sofrer alterações na qualidade dos grãos após beneficiamento. Desta forma, o trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade física de grãos de arroz beneficiado como polido e integral das cultivares IR 424 RI e IR 431 CL em função de diferentes níveis de adubação. Após a colheita os grãos foram submetidos aos processos de descascamento e polimento. A análise da qualidade foi realizada de acordo com as normas de classificação física do arroz. A cultivar IR 424 RI obteve maiores valores de grãos amarelos, ardidos e gessados, e na cultivar IR 431 CL observou-se mais grãos quebrados, picados e manchados. O rendimento médio do arroz polido da cultivar IR 431 CL foi de 44,54% e da cultivar IR 424 RI foi de 56,80%. Enquanto que, o rendimento médio do arroz integral da cultivar IR 431 CL foi de 65,02% e da cultivar IR 424 RI foi de 73,08%. O aumento nos teores de adubação do arroz influenciou positivamente sobre o rendimento de grãos inteiros, porém não apresentou resultados satisfatórios quanto à qualidade física.
Downloads
Referências
BRASIL [Internet]. Brasília: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 6 de 16 de fevereiro de 2009. Regulamento Técnico do Arroz. Available from: <http://sistemasweb.agricultura.gov.br/sislegis/action/detalhaAto.do?method=visualizarAtoPortalMapa&chave=1687046295>. Brasília: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. [cited 2019 feb 11].
CANELLAS LP; SANTOS GA; MARCHEZAN E. Efeito de práticas de manejo sobre o rendimento de grãos e a qualidade industrial dos grãos em arroz irrigado. Ciência Rural, Santa Maria. 1997; 27(3):375-379.
CARDOSO EA; SOUZA MA de; FONTES PCR; SEDIYAMA T. Fertilização Nitrogenada na absorção de nutrientes e rendimento de grãos em arroz irrigado. Revista Agri-Environmental Sciences, Palmas. 2015; 1(1):39-49.
CASTRO MA; VIEIRA NR de A; RABELO RR; SILVA AS da. Qualidade de grãos de arroz. Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão. Embrapa Arroz e Feijão [Internet]. 1999. [cited 2015 jan 19]. Available from: <http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/208032>.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Brasília: Embrapa Produção de Informação; Rio de Janeiro: Embrapa Solos. 3ª ed. 2013; 353 p.
HOSENEY RC. Principios de ciencia y tecnologia de los cereals. Zaragoza: Acribia. 1991; 321 p.
LOPES RA; BUZETTI S; TEIXEIRA FILHO MCM; BENETT CGS; ARF MV. Doses, fontes e épocas de aplicação de nitrogênio em arroz de terras altas cultivado em sistema de semeadura direta. Revista Caatinga, Mossoró. 2013; 26 (4):79-87.
MARCHEZAN E; GODOY OP; MARCOS FILHO J. Relações entre época de semeadura, de colheita e rendimento de grãos inteiros de cultivares de arroz irrigado. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília. 1993; 28 (7):843-848.
MENEZES NL de; PASQUALLI LL; VIDAL MD; CONCEIÇÃO GM. Temperaturas de secagem na integridade física, qualidade fisiológica e composição química de sementes de arroz. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia. 2012; 42(4):430-436.
MINGOTTE FLC; HANASHIRO RK; FORNASIERI FILHO D. Características físico-químicas do grão de cultivares de arroz em função da adubação nitrogenada. Semina: Ciências Agrárias, Londrina. 2012; v.33: p.2605-2618.
PORTELLA JA; EICHELBERGER L. Secagem de grãos. Passo Fundo: Embrapa [Internet]. 2001. [cited 2019 feb 19]. Available from: <http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/820442>.
REGITANO NETO A; RAMOS JUNIOR EU; GALLO PB; FREITAS JG de; AZZINI LE. Comportamento de genótipos de arroz de terras altas no estado de São Paulo. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza. 2013; 44(3):512-519.
SILVA LP da; ALVES BM; SILVA LS da; POCOJESKI E; KAMINSKI TA; ROBERTO BS. Adubação nitrogenada sobre rendimento industrial e composição dos grãos de arroz irrigado. Ciência Rural, Santa Maria. 2013; 43(6):1128-1133.
Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado. Arroz irrigado: Recomendações Técnicas da Pesquisa para o Sul do Brasil. In: XXXII REUNIÃO TÉCNICA DA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO, Farroupilha. 2018. 205 p.
STRECK EA; MAGALHÃES JÚNIOR AM de; FAGUNDES PRR; AGUIAR GA; FACCHINELLO PHK; OLIVEIRA AC de. Adaptability and stability of flood-irrigated rice cultivars released to the subtropical region of Brazil. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília. 2018; 53(10):1140-1149.
TELÓ GM; MARCHEZAN E; FERREIRA RB; LÚCIO ADC; SARTORI GMS; CEZIMBRA DM. Qualidade de grãos de arroz irrigado colhidos com diferentes graus de umidade em função da aplicação de fungicida. Ciência Rural, Santa Maria. 2011; 41(6):960-966.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.