Promoção da mobilidade sustentável através de atividades lúdicas com bicicletas na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40489Palavras-chave:
Mobilidade Sustentável, Bicicleta, Educação InfantilResumo
O contato das crianças com a cidade ocorre, principalmente, durante seu deslocamento para a escola. Desde a infância pode-se desenvolver nelas o interesse em cuidar do espaço público que as rodeia e desenvolver uma personalidade questionadora. O projeto de extensão Pedala Kids busca estimular as crianças a utilizarem a bicicleta e interagirem com o espaço urbano, através de atividades que visem aumento na segurança viária, estímulo à mobilidade ativa e ao respeito à vida, com efeitos em longo prazo, contribuindo para um bom funcionamento da cidade. Em parceira com uma escola de Cachoeira do Sul, a Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul realizou os Jogos de Bicicleta. O objetivo deste artigo é apresentar a experiência dos Jogos como atividade lúdica que busca contribuir à formação cidadã de crianças. Com quatro etapas principais, os Jogos foram realizados a partir de: breve revisão bibliográfica, reuniões com os órgãos parceiros para estruturação do projeto, elaboração do material de apoio e realização de atividades dos Jogos de Bicicleta. Desta forma, este projeto estimula o engajamento da comunidade acadêmica em promover o aumento da qualidade de vida da população de Cachoeira do Sul.Downloads
Referências
ANDREOU M. Planning for pedestrian safety around schools [thesis]. Sydney: University of New South Wales; 2010.
BECK, L. F.; NGUYEN, D. D. School transportation mode, by distance between home and school, United States, ConsumerStyles 2012. Journal of Safety Research, [s. l.], v. 62, p. 245–251, 2017.
CRIANÇA SEGURA [Internet]. Os acidentes em número. 2009. Disponível em: https://criancasegura.org.br/dados-de-acidentes/.
IPEA. (UN) Relatório brasileiro para a HABITAT III. [s. l.], p. 139, 2016.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília (Brasil): Ministério da Educação; 2013.
ROMERO V. Four dimensions of neighbourhood form related to children’s walks to school. In: State of Australian Cities National Conference; 2011.
RUIZ-PADILLO A, PASQUAL FM, URIARTE AML, CYBIS HBB. Application of multi-criteria decision analysis methods for assessing walkability: A case study in Porto Alegre, Brazil. In: Transportation research Part D: transport and environment; 2018; v.63; p.855-871.
SILVA P. V. C., COSTA JUNIOR A. L. Efeitos da atividade física para a saúde de crianças e adolescentes. Psicologia Argumento. Escola de Saúde e Biociências. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR; 2011. Disponível em: www2.pucpr.br/reol/index.php/PA?dd1=4525&dd99=pdf.
WRI BRASIL. Mobilidade nas Escolas. 2016. Disponível em: <https://wribrasil.org.br/en/blog/2018/10/wri-brasil-lanca-orientacoes-para-politicas-publicas-de-estimulo-a-mobilidade-ativa>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.