Frequência Mensal e Sazonal da Participação de Sistemas Atmosféricos no Verão do Rio Grande do Sul: Análise sobre Três Casos Típicos (1986/1987, 1997/1998 e 2004/2005)
Resumo
A análise do ritmo e da sucessão do tempo, que se tornou uma dasprincipais linhas de pesquisa em Climatologia Geográfica, permite a realizaçãoda freqüência sazonal de participação dos sistemas atmosféricos, quepode ser uma das formas de se classificar o clima de uma região. Assim, oobjetivo geral desta pesquisa foi o de realizar a freqüência mensal e sazonalda participação dos sistemas atmosféricos durante o verão do Rio Grandedo Sul em três exemplos típicos: verão habitual, mais chuvoso e menoschuvoso. Fez-se fundamentação teórica em dinâmica atmosférica regional.Analisaram-se os dados climáticos da Estação Meteorológica de Santa Maria/RS, dos verões entre 1969 e 2005, sendo selecionados os de 1986/1987,1997/1998 e 2004/2005 como representantes de um verão habitual, maischuvoso e menos chuvoso. Aplicou-se a técnica da análise rítmica do períodoproposto juntamente com o auxílio de imagens de satélite e cartassinóticas, onde foi possível identificar os sistemas atmosféricos atuantesnos três casos representativos. Realizou-se a contagem de freqüência departicipação dos sistemas atmosféricos em cada mês e estação analisada.No verão habitual, a Massa Polar Velha dominou a maior parte do tempo, àexceção de dezembro. Entre as correntes perturbadas, as de maior freqüênciano Estado são as Frentes Polares. No verão mais chuvoso observou-se tambéma maior atuação dos sistemas de origem extratropical que deram àestação elevados totais pluviométricos. No verão menos chuvoso foram asmassas de ar de origem polar descaracterizadas que dominaram praticamentedurante toda a estação. Dentre as correntes perturbadas, as passagensfrontais são as que dominam. Assim, comprovou-se, mais uma vez, apredominância dos sistemas atmosféricos extratropicais sobre os de origemintertropical no Rio Grande do Sul, mesmo durante o verão.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.