Robótica como ferramenta interdisciplinar na física
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X84151Palavras-chave:
Robótica educacional, Ensino, FísicaResumo
A robótica educacional como recurso pedagógico ainda é uma ferramenta de alto custo, por isso restrito a poucos estudantes. Estudos mostram que a robótica como ferramenta educacional proporciona aos estudantes relacionar conhecimentos de diferentes áreas, possibilitando o aprendizado de forma dinâmica. Assim, como uma solução de baixo custo, propõe-se desenvolver um pequeno protótipo de robô. O protótipo movimenta-se livremente com dois motores e, ao chocar-se com algum obstáculo, ele altera sua direção imediatamente. Sua construção é realizada com o uso de dois minimotores CC 1,5V, duas chaves microinterruptor, um suporte de pilhas, um pedaço de chapa galvanizada, um pequeno interruptor e clips de papel. O princípio de movimento do robô baseia-se no liga/desliga dos interruptores, os quais controlam os motores. Nas colisões com objetos, esse é o mecanismo que lhe garante as mudanças de direção e sentido. Vetores, circuitos e corrente elétrica são alguns dos possíveis estudos através deste projeto. O ensino do circuito envolvido no protótipo e a sua montagem podem transformar as aulas de física, e de ciências de modo geral, em algo mais atrativo ao estudante e promover a aprendizagem significativa de conteúdos de áreas exatas.
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Referências
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