Aplicações de gamificação na educação em matemática: um mapeamento sistemático
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X42317Palavras-chave:
Gamificação, Educação, MatemáticaResumo
O ensino de matemática apresenta uma série de desafios, que são de grande número e variedade. Esses desafios seguem os alunos em vários níveis de escolaridade. Existem autores que argumentam que os conceitos matemáticos aprendidos no ensino médio têm uma natureza mais operacional ou prática e podem interferir na capacidade de aprender conceitos matemáticos mais abstratos, ensinados no ensino superior. Com o amplo uso da Internet, computadores e tecnologias da informação, vivemos em um mundo globalizado, onde novas tecnologias são apresentadas a nós todos os dias. Os alunos nesse contexto, onde as aulas são totalmente tradicionais, se sentem desencorajados e buscam outras atividades para desenvolver e passar o tempo. A gamificação pode ser definida como uma metodologia que está sendo usada como mecanismo de jogos, estética e pensamento do jogo para envolver as pessoas, motivar a ação, promover o aprendizado e a solução de problemas. Esse mapeamento sistemático selecionou 45 artigos recentes relacionados ao uso da gamificação no aprendizado de matemática e apresenta orientações futuras nessa área de pesquisa.Downloads
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