Inferência bootstrap para intervalo de confiança de modelo de regressão quadrática
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40501Palavras-chave:
Bootstrap paramétrico, C. canjerana, Variância teóricaResumo
Este estudo foi realizado, com objetivo de propor a construção de intervalos de confiança para o ponto crítico de um modelo de regressão de segundo grau, utilizando a metodologia bootstrap paramétrico. Para obtenção da distribuição do ponto crítico, foram utilizados dados de crescimento em altura das plantas C. canjerana em função das doses crescentes de fertilizantes. A partir da análise bootstrap paramétrico, foram consideradas diferentes variâncias teóricas para o erro e intervalos de confiança foram construídos. Além disso, foram examinadas diferentes expressões de variâncias com a finalidade de encontrar intervalo de confiança bootstrap-t. A estimativa pontual do ponto crítico foi de 10,7423 gL-1 de doses de fertilizantes no crescimento das plantas de C. canjerana. Verificou-se que os intervalos de confiança que consideraram a expressão da variância com covariância entre os parâmetros do modelo de regressão, apresentaram resultados mais satisfatórios, ou seja, resultados com maior precisão.
Downloads
Referências
AIMI SC, ARAUJO MM, LEON EB, OLIVEIRA GG, CUNHA FS. Volumen de contenedores y dosis de fertilizante de liberación controlada enelcrecimiento de plantas de Cabralea canjerana producidas em vivero. Bosque (Valdivia). 2016; 37(2): 401-407.
D’AULISIO MBG, PIMENTEL-GOMES F, NOGUEIRA IR. Estudo da distribuição dos pontos de máximo ou de mínimo de equações de regressão de segundo grau. In: XXXIII Anais da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"; 1976 out. São Paulo, Brasil. p. 291-307.
EFRON B. Bootstrap methods: Another look at the Jackkinef. The annals of statistics, Stanford, 1979; 7(1): 1-26.
EFRON B, TIBSHIRANI R. An introduction to the Bootstrap. London: Chapman & Hall, 1993.
FERREIRA D. Estatística Básica. 2 ed. Lavras: UFLA, 2009.
FERREIRA L. Intervalos de confiança para o ponto crítico de modelos de regressão quadrática: abordagens bootstrap, bayesiana e fuzzy, em Lavras/MG. [Tese]. Lavras: Universidade Federal de Lavras/UFLA; 2012. 116 p.
FREITAS ARA. Variância dos pontos de máximo ou de mínimo de equações de regressão de segundo grau, em Piracicaba/SP. [Dissertação]. Piracicaba: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/ESALQ; 1978. 81 p.
GUIDORIZZI HL. Um curso de cálculo. Volume 1. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
HIRSCHBERG JG, LYE JN. Inferences for the extremum of quadratic regression. Melbourne, 2005.
MOOD AM, GRAYBILL FA, BOES DC. Introduction to the theory of statistics. 3. ed. Tokio: McGraw-Hill, 1974.
NUNES CCF, MORAIS AR, MUNIZ JA, SÁFADI T. Variâncias do ponto crítico de equações de regressão quadrática. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, 2004; 28(2): 389-396.
R DEVELOPMENT CORE TEAM (2018). R: A language and enviroment for Statistical computing. Disponível em: https://www.R-project.org/. Acesso em: 20 Mai. 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.