Barreiras para caminhar e pedalar: impedimentos do transporte por modos ativos dos estudantes de Cachoeira do Sul

Autores

  • Jean Augusto Lemes Laboratório de Mobilidade e Logística, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Raquel Cristina Ferreira Laboratório de Mobilidade e Logística, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Samuel Baesso Müller Laboratório de Mobilidade e Logística, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Tânia Batistela Torres Laboratório de Sistemas de Transportes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Brenda Medeiros Pereira Laboratório de Mobilidade e Logística, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Alejandro Ruiz-Padillo Laboratório de Sistemas de Transportes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X35515

Palavras-chave:

Modos ativos, Logit, Estudantes

Resumo

Um dos grandes desafios da atualidade é promover o deslocamento da população em áreas urbanas através de modos sustentáveis de transporte. Este trabalho objetiva mapear as principais barreiras para a utilização de modos ativos (a pé e bicicleta) relatados por estudantes de ensino médio da cidade de Cachoeira do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário a uma amostra de alunos da cidade e foram analisados por um modelo de escolha discreta logit binomial. Foi possível identificar importantes aspectos positivos para a escolha do transporte ativo como segurança pública e viária, bem como a proximidade entre origens e destinos. As conclusões da análise podem contribuir para o planejamento de ambientes escolares mais seguros e atraentes para os modos ativos da cidade pesquisada e de outras cidades pequenas com características urbanísticas e mobilidade semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AHLPORT KN, LINNAN L, VAUGHN A, EVERSON KR, WARD DS. Barriers to and facilitators of walking and bicycling to school: formative results from the non-motorized travel study. Health Education & Behavior. v. 35, n. 2, p. 221–244, 2006.

BALL K, BAUMAN A, LESLIE E, OWEN N. Perceived Environmental Aesthetics and Convenience and Company Are Associated with Walking for Exercise among Australian Adults. Preventive Medicine, Austrália, 2001.

BARROS APBG, MARTÍNEZ LMG, VIEGAS JM. A caminhabilidade sob a ótica das pessoas: O que promove e o que inibe um deslocamento a pé? Revista UR, 2015.

BEN-AKIVA ME, LERMAN SR. LERMAN, Steven R. Discrete choice analysis: theory and application to travel demand. MIT press, 1985.

BIERLAIRE M. BIOGEME: A free package for the estimation of discrete choice models. Proceedings of the 3rd Swiss Transportation Research Conference. Ascona, Switzerland, 2003.

BOARNET MG, ANDERSON CL, DAY K, MCMILLAN T. Evaluation of the California Safe Routes to School legislation: Urban form changes and children’s active transportation to school. American Journal of Preventive Medicine, 28, 134–140, 2005.

BRASIL. Política Nacional de Mobilidade Urbana. Brasília (Brasil). 2012.

CERVERO R, DUNCAN M. Walking, Bicycling, and Urban Landscapes: Evidence from the San Francisco Bay Area. American Journal of Public Health, v. 93, n. 9, p. 1478–1483, 2003.

CHAUDHURY H. The influence of neighborhood residential density, physical and social environments on older adults' physical activity: An exploratory study in two metropolitan areas. Journal of Aging Studies, v. 26, n. 1, p. 35-43, 2012.

CLARK AF, SCOTT DM. Barriers to walking: an investigation of adults in Hamilton (Ontario, Canada). International journal of environmental research and public health, v. 13, n. 2, p. 179, 2016.

DUNTON GF, SCHNEIDER M. Peer Reviewed: Perceived Barriers to Walking for Physical Activity. Preventing chronic disease, v. 3, n. 4, 2006.

ELVIK R, HOKE A, VAA T, SORENSEN M. The handbook of road safety measures. Oxford: Elsevier, 2004.

EWING R, CERVERO R. Travel and the built environment. Journal of the American Planning Association. v. 76, n. 3, p. 265-294, 2010.

FRYE A. Disabled and Older Persons and Sustainable Urban Mobility, Thematic study prepared for Global Report on Human Settlements, 2013.

GAMACHE S, ROUTHIER F, MORALES E, LEBLOND J. Municipal practices and needs regarding accessibility of pedestrian infrastructures for individuals with physical disabilities in Québec, Canada. Journal of accessibility and design for all, v. 7, n. 1, p. 21-55, 2017.

GEHL J. Cidades para pessoas. Perspectiva, 2 ed. São Paulo, 2010.

GLAZIER RH, CREATORE MI, WEYMAN JT, FAZLI G. Density, destinations or both? A comparison of measures of walkability in relation to transportation behaviors, obesity and diabetes in Toronto, Canada. PloS one, v. 9, n. 1, 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA Rio Grande do Sul: Cachoeira do Sul. 2016. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/cachoeira-do-sul. Acesso em: 28 mar. 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: síntese de indicadores. Rio de Janeiro, 2016.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Relatório brasileiro para a Habitat III. Conselho das Cidades. Brasília, 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. TOPODATA: Banco de Dados Geomorfológicos do Brasil. Obtido de http://www.dsr.inpe.br/topodata/acesso.php. 2008.

MCDONALD NC, YANG Y, ABBOTT SM, BULLOCK AN. Impact of the Safe Routes to School program on walking and biking: Eugene, Oregon study. Transport policy, v. 29, p. 243-248, 2013.

MCFADDEN DL. Conditional Logit Analysis of Qualitative Choice Behavior. University of California at Berkeley, Berkeley, EUA, 1974. Disponível em: https://eml.berkeley.edu/reprints/mcfadden/zarembka.pdf. Acesso em: 20 mar. 2018.

MCMILLAN TE. Urban form and a child’s trip to school: the current literature and a framework for future research. Journal of Planning Literature, v. 19, n. 4, p. 440-456, 2005.

NAPIER MA, BROWN BB, WERNER CM, GALLIMORE J. Walking to school: Community design and child and parent barriers. Journal of Environmental Psychology, v. 31, n. 1, p. 45-51, 2011.

OESTREICH L, LEMES JA, MENNA RO, TORRES TB, RUIZ-PADILLO A. Avaliação da percepção de segurança viária no entorno de escolas mediante uma análise estatística fuzzy. Universidade Federal de Santa Maria Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul - RS, Brasil, 2017.

ORTÚZAR JD, WILLUMSEN LG. Modelling Transport. 4 ed, John Wiley & Sons, 2011.

POOLEY CG, TURNBULL J, ADAMS M. The journey to school in Britain since the 1940’s: continuity and change. Area, v. 37, n. 1, p. 43-53, 2005.

SCOVINO AS. As viagens a pé na cidade do Rio de Janeiro: um estudo da mobilidade e exclusão social. Universidade Federal do Rio de Janeiro. COPPE/UFRJ. Rio de Janeiro, 2008.

STAMM C, STADUTO JAR, LIMA JF, WADI YM. A população urbana e a difusão das cidades de porte médio no Brasil. Interações (Campo Grande), v. 14, n. 2, 2013.

STROHMEIER F. Barriers and their influence on the mobility behavior of elder pedestrians in urban areas: challenges and best practice for walkability in the city of Vienna. Transportation Research Procedia, v. 14, p. 1134-1143, 2016.

VILLAVECES A, NIETO LA, ORTEGA D, RÍOS JF. Pedestrians' perceptions of walkability and safety in relation to the built environment in Cali, Colombia. 2009–10. Injury prevention, 2012.

WOOD L, FRANK LD, GILES-CORTI B. Sense of community and its relationship with walking and neighborhood design. Social Science & Medicine, v. 70, n. 9, p. 1381-1390, 2010.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global status report on road safety 2015, 2015.

YEUNG J, WEARING S, HILLS AP. Child transport practices and perceived barriers in active commuting to school. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 42, n. 6, p. 895-900, 2008.

Downloads

Publicado

2019-03-12

Como Citar

Lemes, J. A., Ferreira, R. C., Müller, S. B., Torres, T. B., Pereira, B. M., & Ruiz-Padillo, A. (2019). Barreiras para caminhar e pedalar: impedimentos do transporte por modos ativos dos estudantes de Cachoeira do Sul. Ciência E Natura, 40, 156–167. https://doi.org/10.5902/2179460X35515

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)