Resolução de análise nodal com auxílio de métodos numéricos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X35502Palavras-chave:
Circuitos elétricos, Análise nodal, Métodos numéricosResumo
Usualmente para o conhecimento das tensões nos circuitos elétricos é utilizada a análise nodal. A análise nodal é baseada na Lei de Correntes de Kirchoff e Lei de Ohm, onde se determina a diferença de potencial entre nós em um circuito elétrico. Cada nó produz uma equação, formando assim, um sistema de equações que pode ser resolvido por métodos numéricos. Este trabalho tem por objetivo realizar a análise nodal de um circuito base com auxílio dos métodos numéricos Eliminação de Gauss, Fatoração LU, Fatoração QR e Método de Crout para a solução dos sistemas lineares. Todos os métodos numéricos foram implementados em linguagem de programação C e a análise da exatidão dos resultados deu-se através do erro relativo em comparação com os resultados obtidos pelo software MatLab. Para tal processo, foi utilizado um circuito base que na sua análise nodal gerou um sistema linear de sete equações e sete incógnitas. Após a conclusão, foi possível presumir que o desenvolvimento do trabalho proporcionou a aplicação e programação de métodos numéricos para solução de sistemas lineares em problemas da Engenharia Elétrica, apresentando soluções tão exatas quanto às obtidas por softwares comerciais matemáticos.Downloads
Referências
ALEXANDER CK, SADIKU MNO. Fundamentos de Circuitos Elétricos. 5th ed., Porto Alegre: AMGH; 2003.
CHAPRA SC, CANALERP. Métodos numéricos para engenharia. 5th ed., São Paulo: McGraw-Hill, 2008.
FRANCO NB. Cálculo numérico. 1st ed., Pearson Prentice Hall; 2016.
GRIGOLETTIPS, DIMURO G.P., BARBOZA L.V., REISER R.H.S. Análise intervalar de circuitos elétricos. Trends in Applied and
Computational Mathematics. 2006; v. 7:n. 2:p. 287-296,.
GROBE JR. Sistemas lineares – 2015 [Internet]. Pato Branco: Universidade Tecnológica do Paraná; 2015 Mar 30 [cited 2018 ago 30]. Available from: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/grobe/calculo-numerico-das-engenharias/capitulo_2_sistemas_lineares_A.pdf/at_download/file.
HALLIDAYD, RESNICK R, WALKER J. Fundamentos da Física Vol. 3 - Eletromagnetismo. 9th ed., Rio de Janeiro:LTC; 2014.
HILDEBRAND FB. Introduction to Numerical Analysis. 1st ed., Nova Deli: TMH Edition, 1956.
PEREIRA CS, NETO LA, SANTOS MDS, NASCIMENTO TMM, GAMA EDP, SANTOS JJ. Aplicação da Álgebra Linear em circuitos elétricos. Cadernos de graduação - Ciências exatas e tecnológicas. 2015;v. 3:n. 1:p. 35-44,.
POOLE D. Álgebra Linear.1st ed., São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
JVC, BOSO ACMR, NIIYAMA CA. Determinação de Correntes em Circuitos Elétricos Usando Decomposição de Cholesky e Pseudo-inversão. IN: Anais do 34º Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional [Internet]. 2012. Maio 17-21; Águas de Lindóia, Brasil. 2012 [cited 2018 ago 30]. Available from: https://sbmac.org.br/eventos/cnmac/xxxiv_cnmac/pdf/219.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.