O papel da horta nas escolas de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X35500

Palavras-chave:

Hortas escolares, Alimentação saudável, Aprendizagem

Resumo

Durante a Educação Infantil é muito importante proporcionar experiências de aproximação das crianças com as problemáticas do cotidiano. Assim, o projeto intitulado “Horta Viva na Escola”, da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, objetivou implantar hortas em Escolas de Educação Infantil, a fim de contribuir com aprendizagens práticas e significativas para a formação integral das crianças. Foram implantadas hortas em duas Escolas de Educação Infantil, uma na Escola Municipal de Educação Infantil Sol Criança localizada na cidade de Santiago e a outra no Colégio Totem em Cachoeira do Sul. As hortas foram implantadas em espaço ocioso no pátio das escolas, onde os alunos foram os responsáveis pelo plantio e manejo da horta, juntamente com a professora responsável pela turma. Com a realização do projeto foram desenvolvidas atividades como o plantio de mudas e semeadura de hortaliças, em que as crianças puderam acompanhar e observar as fases do desenvolvimento das plantas, realizando cuidados diários necessários para seu cultivo e futura colheita. Nesse sentido, a horta inserida no ambiente escolar tem papel muito importante por tornar-se um laboratório vivo, que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas práticas e necessárias dentro do contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da Educação Ambiental e Horta Escolar na Promoção de Melhorias ao Ensino, à Saúde e ao Ambiente.

REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente. 2010: 3 (1) 42-60.

MAINARDI, N. A ingestão de alimentos e as orientações da escola sobre alimentação, sob o ponto de vista do aluno concluinte do Ensino Fundamental [dissertation]. Piracicaba: Escola Superior de Agricultura/ USP; 2005. 150 p.

MORGADO, F. S. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis, Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006.

PERRENOUD, P. 10 Novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre:Artmed editora; 2000.

Downloads

Publicado

2019-03-12

Como Citar

Dolianitis, B. M., Moraes, R. S. de, Anschau, J. R., Leal, M. M., Pagliarini, G. C., Souza Junior, G. de F. de, Frescura, K. D.-S., & Frescura, V. D.-S. (2019). O papel da horta nas escolas de educação infantil. Ciência E Natura, 40, 63–68. https://doi.org/10.5902/2179460X35500

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.