Análise das Adversidades Climáticas na Produção de Tabaco na Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí/RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X29372Palavras-chave:
Clima, Tabaco, Bacia Hidrográfica, Alto JacuíResumo
O Rio Grande do Sul tem na agricultura um dos setores mais fortes de seu desenvolvimento, uma vez que, além da geração de renda e emprego, traz enorme retorno no valor agregado de receitas e divisas dos produtos exportados. Assim, estudar influencia climática no setor primário do tabaco, pode ajudar principalmente no planejamento de manejo mais adequado da cultura para produtores de tabaco aumentando assim, uma produção melhor e com mais qualidade e com isso, aumentar também o desenvolvimento econômico dos municípios produtores que fazem parte da bacia hidrográfica do Alto Jacuí. Entretanto, a cada ano ocorrem na produção agrícola gaúcha oscilações na produção e, um dos fatores de maior influência é o fator climático. Dessa forma o presente trabalho tem como objetivo analisar relação entre clima e produção de tabaco na Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí/RS. Para a realização deste trabalho foi utilizado cartas sinóticas para analise das condições climáticas, aplicação de questionário a dois produtores de tabaco da região de estudo e também noticiários sobre adversidades climáticas na região. Os resultados foram bastante satisfatórios, pois foi possível identificar a tamanha influencia que o clima exerce sobre a produção de tabaco na Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí/RS.
Downloads
Referências
AFUBRA. Associação dos Fumicultores do Brasil. Disponível em: <http://www.afubra.com.br/fumicultura-brasil.html> Acesso em: 28 abr. 2017.
ANTONELLI. V. Erosão de Solos sob o Cultivo do Tabaco (nicotina tabacun) em uma Pequena Propriedade Rural no Município de Irati Paraná. Caminhos de Geografia. v. 11, n. 36, p. 150 – 167, dez. 2010.
AYOADE, J. O. Introdução à Climatologia para os Trópicos. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
BOIEIRO, M. Tabaco. Portugal, 2008. Disponível em: <http://institutohipocratesonline.com/index.php/medicinas-nao-convencionais/fitoterapia/192-tabaco.html>Acesso em: 3 abr. 2017.
CPTEC. Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. Disponível em: < http://satelite.cptec.inpe.br/home/index.jsp> Acesso em: 12 Jun. 2017.
CUNHA, G. R. Meteorologia Fatos e Mitos. 1. ed. Passo Fundo/RS: Embrapa, 1997
EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Disponível em: https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Uva/UvaAmericanaHibridaClimaTemperado/clima.htm> Acesso em: 8 abr. 2017
PROFIGEN. Profigen do Brasil Ltda. Disponível em: <http://www.profigen.com.br/ler/1/349/315/cura> Acesso em: 20 jan. 2017.
P.M.I Philip Morris International. Disponível em:<http://www.pmi.com/pt_pt/our_products/growing_tobacco/pages/growing_tobacco.aspx> Acesso em: 23 mar. 2017.
RÁDIO GAZETA. Grupo Gazeta da Serra. Disponível em: <http://www.grupogaz.com.br/gazetadaserra/noticia/254197granizo_causa_prejuizos_em_lavouras_de_fumo/edicao:2010-12-17.html>Acesso em: 27 abr. 2017
RÁDIOS SOBRADINHO. Rádio Jacuí FM e AM. Disponível em: <http://www.radiosobradinho.com.br/site/granizo-causa-estragos-em-pelo-menos-200-lavouras-do-centro-serra/> Acesso em: 25 abr. 2017.
REDIN, E. A Dinâmica do Tabaco no Território Centro Serra – Rio Grande do Sul, Brasil. Revista de Biologia e Ciências da Terra. V. 13, n 1, p. 21-27, 2013.
SARTORI, M. G. B. A dinâmica do clima do Rio Grande do Sul: indução empírica e conhecimento científico. São Paulo: Terra Livre, 2003.
SEMA- Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí. Disponível em: < http://www.sema.rs.gov.br/bacias-hidrograficas> Acesso em: 30 jun. 2017.
SINDITABACO. Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco. Disponível em: <http://sinditabaco.com.br>Acesso em: 28 abr. 2017
ZIANI. P. Caracterização Geográfica da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí: Subsídio ao Manejo Integrado. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Geografia) Universidade Federal de Santa Maria. 2014. 67p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.