Student's opinion on a problem-based learning method of teaching comparative animal physiology

Autores

  • Bernardo Baldisserotto Departamento de Fisiologia, Centro de Ciências da Saúde - CCS, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X26718

Resumo

o objetivo deste trabalho foi verificar qual a opinião dos alunos em relação a uma metodologia de ensino onde o que importa não é o acúmulo ou a memorização de determinados conhecimentos, e sim o raciocínio frente a problemas relacionados com a matéria e sua resolução. Este trabalho utilizou alunos matriculados na disciplina "Fisiologia Animal Comparada" (turmas com 10 a 15 alunos), da Universidade Federal de Santa Maria. Em cada aula os alunos discutiam a possível resposta a uma pergunta fornecida pelo professor, baseados na bibliografia fornecida, e entregavam posteriormente um relatório escrito com as conclusões obtidas. A avaliação dos alunos foi feita tendo como base os relatórios apresentados. No final dos semestres os alunos (44 no total) responderam por escrito (anonimamente) a um questionário de avaliação do método, comparando-o com um sistema de aula expositiva. Segundo os alunos, comparado ao sistema de aula expositiva, o método utilizado apresenta uma visão menos abrangente da matéria, mas desperta mais interesse pelo tema que está sendo visto e melhora o aproveitamento do aluno. Não há diferença entre os dois métodos com relação ao esclarecimento de dúvidas. Os alunos não acharam que perderam muito tempo na tradução de textos em inglês. A grande maioria prefere este sistema ao de aulas expositivas, e a metodologia de avaliação teve aprovação unânime. Os dados obtidos permitem concluir que este método pode ser utilizado no ensino de Fisiologia Animal Comparada com bons resultados.

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Referências

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Publicado

1997-12-10

Como Citar

Baldisserotto, B. (1997). Student’s opinion on a problem-based learning method of teaching comparative animal physiology. Ciência E Natura, 19(19), 43–52. https://doi.org/10.5902/2179460X26718