Um Estudo do Efeito de Obstruções no Escoamento de Submeso na Camada Limite Convectiva
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X20202Palavras-chave:
Submeso. Camada limite convectiva. Fator de transmissão.Resumo
As equações construídas ao longo dos anos no estudo da Camada Limite Planetária, embora baseadas muitas vezes no âmbito experimental, foram criadas para situações idealizadas como, superfícies homogêneas horizontalmente, livre de obstáculos e condições de estado estacionário. No entanto tal situação de homogeneidade está longe da realidade, pois a superfície terrestre apresenta uma grande variabilidade quanto a topografia, cobertura de solo e áreas urbanas. O presente trabalho apresenta uma proposta para mostrar a influência da variabilidade da superfície local como o efeito de obstáculos no escoamento na escala de tempo ainda pouco conhecida, a submeso, na Camada Limite Convectiva. Para provar este efeito foi encontrado um Fator de Transmissão por setor do vento em oito estações micrometeorológicas presentes no sítio experimental de Pedras Altas na região do Pampa nos estado de Rio Grande do Sul. Tal Fator de Transmissão corrobora a influência local dos obstáculos na filtragem do escoamento possibilitando identificar em qual quadrante o vento está mais ou menos obstruído e ainda verificar em que escala de tempo a osbtrução exerce maior impacto.Downloads
Referências
Acevedo, O. C., Costa, F. D., Oliveira, P. E. S., Puhales,F. S., Degrazia, G. A., Roberti, D. R. (2014). The influence of submeso processo on the stable boundary layer similarity relationships. Journal of the Atmospheric Sciences, 71, 207–225.
Howell, J. F., Mahrt, L. (1997). Multiresolution flux decomposition. Boundary-Layer Meteorology, 81, 117–137.
Mahrt, L. (2009). Characteristics of submeso winds in the stable boundary layer. Boundary-Layer Meteorol, 130, 1–14.
Mallat, S. (1989). Multiresolution flux decomposition. IEEE Trans Pattern Anal Machine Intell, 11(7), 674–693.
Vikers, D., Mahrt, L. (2003). The cospectral gap and turbulent flux calculations. journal Atmospheric and oceanic technology, 20, 660–672.
Vikers, D., Mahrt, L. (2007). Observations of the crosswind velocity variance in the stable boundary layer. Journal of Boundary-Layer Meteorol, 7, 55–71.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.