Quantificação dos Recursos Eólicos no Estado do Piauí através de Simulações Computacionais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X20195Palavras-chave:
Modelagem. Energia eólica. Estimativa de ventos.Resumo
A energia eólica têm-se destacado no contexto mundial por ser uma fonte de energia limpa e uma alternativa ao uso das fontes convencionais. Como a variabilidade da velocidade e direção do vento depende das condições climáticas, o desenvolvimento de ferramentas que possam estimar estas grandezas tem papel singular. Dessa forma, esse trabalho tem por objetivo estimar o perfil eólico do Estado do Piauí por meio de simulações computacionais através do modelo atmosférico BRAMS. Foi possível ainda destacar o campo vetorial do vento e as zonas de maior potencial eólico através de mapas gerados por computador.
Downloads
Referências
Referências
Alcântara, C. R.; SOUZA, E. P. Uma teoria termodinâmica para brisas: testes utilizando simulações numéricas. Rev. Bras. Meteor. v.23, n.1, p.1-11, março, 2008.
Almeida, G.P. ; Leal Júnior, J. B. V.; Pelegrinni, C.C.; Lyra, R. F. F.; Fisch, G. F. Simulação da circulação de brisa marítima e terrestre durante o experimento CHUVA em Fortaleza. Ciência e Natura, v. Suplem, p. 267-269, 2011.
Barrreto, A. B.; Aragão, M. R. S.; Braga, C. C. Estudo do ciclo diário do vento à superfície no Nordeste do Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 12, 2002, Foz de Iguaçu. Anais XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2002.
Carvalho, I. V.; Mesquita, A. L.; Santos, P. G. de L.; Santos, J. S.. Densidade de potencial eólico nas diferentes regiões do estado do Ceará – litoral, serra, sertão. Revista Geonorte, Edição Especial 2, V.2, N.5, p.1317 – 1327, 2012.
Carvalho, P. Geração eólica. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2003. 146 p.
Castro, R. M. G. Energias Renováveis e Produção Descentralizada: introdução à energia eólica. 3 ed. Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa, 2007.
Custódio, R. Energia Eólica. São Paulo: Eletrobrás, 2013.
Dobriansky, P. Energia limpa para o futuro. Revista eJournal USA: Perspectivas Econômicas, Washington, D.C, v 11, n. 2, 4-6, 2006.
Global Wind Energy Council. Global Wind Report - Annual market update 2011 (2011). Relatório Anual de Energia Eólica.
López, J. M. E. Manual de Energia Eólica. 2 ed. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 2011.
Martin, F. R.; Guarnieri, R. A.; Pereira, E. B. O aproveitamento da energia eólica. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 30, n. 1, março, 2008.
Masters, G. M. Renewable and eficiente electric power systems. New Jersey: John Wiley and Sons, 2004.
Pinto, M. de O. Fundamentos da Energia Eólica. Rio de Janeiro, LTC, 2013.
Ramos, D. N. da S.; Lyra, R. F. da F.; Silva Júnior, R. S. Previsão do vento utilizando o modelo atmosférico WRF para o estado de Alagoas. Rev. Bras. Meteor., São Paulo, vol.28, n.2, Junho, 2013.
Río, P.; Burguillo, M. Assessing the impact of renewable energy deployment on local sustainability: Towards a theoretical framework. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v.12, n.5, p.1325-44, jun. 2008.
Santiago de Maria, P. H. S.; Costa, A. A.; Sombra, S. S. Simulação de ventos em alta resolução no litoral do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 14, 2006, Florianópolis. Florianópolis. Anais...XIV Congresso Bras. de Meteorologia, 2006.
Stull, R.B. An introduction to Boundary Layer Meteorology. (Kluwer Academic Publishers, Dordrecht, 1988).
Teixeira, W. F.; Camelo, H. do N. Análise da densidade de potência eólica em regiões de serra e litoral do estado do Ceará. Revista Ciência e Natura, Santa Maria, Edição Esp. Dez. 2013. p. 396 – 399.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.