Análise Comparativa do Regime Hídrico e Térmico de dois Sítios Experimentais no Pampa
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X20180Palavras-chave:
Umidade do solo. Temperatura do solo. Fluxo de calor do solo. Condutividade térmica. Pampa.Resumo
Nos últimos 15-20 anos tem aumentado muito as pesquisas sobre o problema das alterações climáticas, necessitando-se uma demanda por medições confiáveis, de absorção e emissão de dióxido de carbono, metano, bem como o impacto nas reservas hídricas. No bioma Pampa se encontram as maiores extensões de campo natural contínuo, necessitando um monitoramento do regime hídrico e térmico no solo. O conteúdo de água no solo apresenta variabilidade espacial e temporal, afetando diversos processos hidrológicos e a determinação deste faz-se necessária, uma vez que o solo armazena e fornece água e nutrientes para as plantas, envolvendo desta forma as relações água-solo-planta-atmosfera. Neste trabalho, comparou-se o comportamento do conteúdo de água no solo nas profundidades de 10, 30 e 50 cm, da temperatura no solo nas profundidades de 5, 15 e 30 cm, do fluxo de calor no solo instalado a 10 cm de profundidade e determinou-se a condutividade térmica, nos dois sítios experimentais no bioma Pampa, para o período de 01/01/2015 a 31/06/2015. Há diferenças entre os sítios, tanto na capacidade de reter umidade no solo e como na capacidade de armazenar energia no solo para o período analisado.
Downloads
Referências
Bernardo, S.; Soares, A. A.; Mantovani, E. C. (2006) Manual de irrigação. 8.ed – Viçosa: Ed. UFV. 625p.
Boldrini, I. I.; Ferreira, P. M. A.; Andrade, B. O.; Schneider, A. A.; Setubal, R. B.; Trevisan, R; Freitas, E.M. (2010). Bioma Pampa: diversidade florística e fisionômica. Porto Alegre, editora Pallotti. 64 p.
Buske, T. C. Comportamento da umidade do solo determinada por métodos expeditos. Dissertação de mestrado- Universidade federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil, 66p, 2013.
CANTÓN, Y.; SOLÉ-BENET, A.; DOMINGO, F. (2004). Temporal and spatial patterns of soil moisture in semiarid badlands of SE Spain. Journal of Hydrology, n. 285, p. 199-214.
IBGE. (2004). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Acessado em 20/08/2015. Disponível em: http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=169
Galvani, E.; Escobedo, J. F.; Pereira, A. B. 2001. Balanço de radiação e fluxo de calor no solo em ambiente natural e protegido cultivado com pepineiro. Bragantia, Campinas, 60(2), 139-147.
Kaiser, D. R. (2010). Universidade federal de Santa Maria. Centro de Ciencias Rurais. Fundamentos da ciência do solo. Aulas práticas. Santa Maria. 112p.
MEDEIROS, J. D.; CLARKE, J. A. G. (2007) Variabilidade espacial do conteúdo de água no solo numa pequena bacia rural: Análise geoestatística. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 12, n. 1, p. 43-52.
Oke, T. R. (1987) Boundary Layer Climate. 2nd Edition, Routledge, 43 – 44.
Overbeck, G. E. et al. (2007). Brazil's neglected biome: the South Brazilian Campos.
Perspectives in Plant Ecology, Evolution and Systematics, v.9, p.101-116.
SANTOS, T. E. M. (2010) Dinâmica espacial e temporal da umidade do solo em bacia experimental do semiárido pernambucano. 2010. 68 p. Tese (Doutorado em Agronomia, Ciência do Solo) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.